quarta-feira, 11 de março de 2015

RIVALIDADE ENTRE FRANCESES E INGLESES.

                                 CURIOSIDADES CULTURAIS MUNDIAIS
                        Existem duas formas de dirigir consagradas mundialmente.
                        Uma é a mão inglesa pela qual o motorista dirige mantendo-se à esquerda da via. O carros ingleses tem a direção do lado direito do veículo.
Dizem alguns historiadores que essa forma remonta ao  sec.   XVII quando os cavaleiros usavam suas espadas presas à cintura do lado esquerdo e se mantinham desse lado da estrada para produzirem melhor suas defesas, já que suas espadas ficava acondicionadas desse lado , o que dificultava que fossem desarmados, e eram empunhadas com   mão direita que sustentava e facilitava a luta.
                        Já a mão Francesa   usa o expediente justamente contrário, ou seja, o condutor mantém o veículo do lado direito da via e a direção fica do lado esquerdo do veículo.
                        Dizem os “experts” que essa forma foi determinada na época de Napoleão Bonaparte, que era canhoto, e determinou que seus súditos o saudassem da direita que, inclusive, facilitaria sua defesa em caso de ataque. 
                        Entre a França e a Inglaterra houve várias guerras, uma delas durou 116 anos, de 1337 a 1453, em razão do poderio inglês e da obstinada defesa francesa, motivada por diferenças políticas, econômicas e culturais, acentuadas a partir de 1066 com as conquistas de Guilherme, Duque da Normandia, sobre o reino britânico.
                        A França teve papel preponderante na ajuda aos Escoceses na luta de sua independência contra a Inglaterra. Teve também muita influência na luta da independência das 13 colônias inglesas na América do Norte, que vieram a formar os EUA.
                        Além disso a influência da França nas duas guerras mundiais foi acentuada, além do que a sua influência cultural e econômica na Europa e no mundo nessa época era bem marcante. Hoje os franceses representam uma potência europeia e mundial, continuam com sua  rivalidade  conjuntural com os ingleses, mas foram superados pelos americanos que se tornaram uma super potência.
                            Alguns países que usam a mão inglesa: Africa do Sul, Austrália, Cingapura, Índia, Indonésia, Irlanda, Japão, Malásia, Paquistão, Quênia, Tailândia, e outros que foram colônias inglesas.
                                               Cotia, 11 de março de 2015.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                                                       A d v o g a d o 

Nenhum comentário:

Postar um comentário