quarta-feira, 25 de março de 2015

DESTINO E LIVRE ARBÍTRIO.

                                         HERANÇA  PARA  OS  FILHOS
                        Muitas pessoas preocupam-se como vão deixar os filhos, materialmente falando, preocupação normal e até certo ponto louvável.
                        Todavia, o mais importante que podemos deixar  é a herança espiritual, é a índole, é o caráter, são os princípios   fundamentais que transmitimos aos filhos diariamente    através da educação que damos a eles.  Além disso eles se espelham em nossos exemplos.
                        Dizem alguns estúdios os que algumas características são transmitidas aos filhos geneticamente. Outros estudiosos salientam as características    sociais como determinantes na evolução da personalidade individual. Entendemos que possa haver uma conjugação desses fatores na determinação da personalidade de uma pessoa, que irá influenciar no seu futuro.
                        Algumas pessoas acreditam em destino, outras falam do livre arbítrio como fatores determinantes na vida da pessoa. Entendemos que durante a vida uma pessoa faz suas escolhas, algumas corretas, outras não, mas todas elas vão gerar conseqüências, boas ou más.
                        Com as decisões  certas normalmente vem momentos felizes e com as erradas vem os dissabores e sofrimentos que podem derrubar as pessoas fracas, mas que servem de aprendizado às pessoas corajosas e que não se deixam abater facilmente por dificuldades.
                        O ser humano não exercita a gratidão e  o reconhecimento como características naturais, muito ao contrário. Além disso você não pode querer determinar o tipo de vida que seus filhos vão levar, pois eles é que irão fazer suas escolhas, certas ou erradas, ainda mais num mundo com a tecnologia e velocidade atual.
                        Face ao que foi exposto, entendemos que a melhor herança que os pais podem deixar para filhos são algumas características simples, mas fundamentais: educação, caráter e princípios.
                        Se você pensar diferente o seu fardo pode ficar muita pesado e você pode encurtar a sua própria vida tentando  ajudar seus filhos, quando na realidade estará é dificultando a sua própria existência.
                                       Cotia, 25 de março de 2015.

                                  GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                                      A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário