sábado, 8 de junho de 2013

RELIGIÕES (1)

CRISTIANISMO
O Cristianismo surgiu com a pregação de Jesus Cristo,  na Palestina, no sec.  I  da nossa era. Depois propagou-se pelo mundo através de seus Apóstolos e outros pregadores dos Evangelhos (Boas Novas).
O Cristianismo prega o amor, a compaixão, a fraternidade, como regras de convivência entre todos.
A Igreja Católica Apostólica Romana, com  sede em Roma, capital da Itália, é a maior representante dessa religião monoteísta, hoje com cerca de 2,3 bilhão de seguidores em todo mundo. O Brasil é o maior país católico do mundo, com  mais de 125 milhões de fiéis. A Igreja Católica é comandada desde o março de 2013 pelo PAPA FRANCISCO, que substituiu o PAPA BENTO XVI, que renunciou ao seu papado em 28/2/2013.
Existem outras Igrejas (Assembleias) que representam os Cristão, como a Igreja Ortodoxa Oriental (desde 1054), a Igreja Protestante ( desde o Sec. XVI) e as Igrejas Pentecostais e Neo-Pentecostais a partir do Sec. XX.
Jesus Cristo é considerado o filho de DEUS que veio ao mundo na forma humana para, com seu sacrifício na cruz, redimir os pecados do mundo e propiciar a nossa entrada no Reino do Céu.
A Eucaristia (missa) é uma celebração que reverencia esse sacrifício feito por Jesus Cristo, onde há a comunhão com o Senhor através do recebimento da hóstia (que significa o corpo de Cristo). O vinho que o padre bebe  significa o sangue derramado por Jesus Cristo.
A Igreja de Cristo começou na Palestina e quando sua sede foi mudada para Roma, a partir do Sec. IV, houve uma mistura da Igreja com o Estado. Os Reis detinha o poder sobre os assuntos terrenos e os Papas sobre os assuntos do espírito (da alma), ou dos céus. Houve também a admissão de vários leigos nas castas da igreja que pretendia agradar a todos para tornar-se universal (católica). Tudo isso levou a um  declínio cultural e moral que teve seu ápice na Idade Média com as famigerada Inquisição, período tenebroso da Igreja Católica onde  milhares de inocentes foram torturados, mortos e despojados de seus bens, apenas porque não aceitavam os dogma impostos pela igreja.
Mas, apesar de todas essas mazelas a Igreja Católica é a mais bem organizada e disciplinada das igrejas cristãs, sendo muito rica e poderosa em todo o mundo. O Papa tem status de Chefe de Estado (Estado do Vaticano), sendo respeitado e recebido pelos Chefes de Estados de todo o  mundo.
A Igreja Católica tem sido abalada por vários escândalos envolvendo seus padres e a pedofilia, bem como suas posições antagônicas ao aborto, relações homoafetivas e ao casamento gay. Mas tem conseguido manter sua hegemonia e soberania,  de uma forma geral, num mundo onde os padrões e valores morais estão cada vez mais abalados ou  modificados.
A Igreja Católica tem datas significativas, tais como: 1º. de Janeiro-Dia Mundial da Paz e da Confraternização; em abril ocorre a celebração da sexta-feira santa (da paixão de Cristo); no domingo seguinte vem a celebração da Páscoa (a ressurreição do Senhor); 50 dias após ocorre o Pentecoste; 60 dias após a Páscoa comemora-se o “corpus christi” (veneração do corpo de Cristo, através de procissões, para enfatizar o seu sacrifício na cruz); em 12 de outubro comemora-se no Brasil o dia de Nossa Senhora Aparecida; em 2 de novembro comemora-se o Dia de Finados e em 25 de dezembro o Natal (significando o nascimento de Jesus Cristo). O dia mais importante do Cristianismo é a Páscoa, que significa a ressurreição do Senhor, e não o Natal, dia de seu nascimento).
A Bíblia orienta os Cristãos, mas também os Judeus. Ela é dividida em três partes: de Gênesis a Abrãao cuida da criação do mundo; de Abrãao a Jesus Cristo cuida da história dos hebreus (judeus); de Jesus Cristo em diante cuida de seus ensinamentos e de sua igreja.
Os Cristãos, como os Judeus, segundo a Bíblia, são descendentes de Isaac, filho de Abrão com  Sara, sua esposa. Os Ismaelitas (árabes, ou muçulmanos),  são descendentes de Ismael, primogênito de Abrão gerado com sua escrava egípcia Agar, ou seja, as três principais religiões monoteístas do mundo tem a mesma origem. A origem do briga entre judeus e árabes (palestinos) tem base nessa descendência, isso porque os árabes dizem que são os legítimos herdeiros de Abrão, filhos de seu primogênito Ismael,   e por isso tem direito à Canãa, a Terra prometida (Jerusalém, onde estão as principais igrejas dos cristãos, sinagogas dos judeus e mesquitas dos árabes). Os judeus, por sua vez, dizem que são eles os verdadeiros herdeiros de Abrão porque são filhos legítimos do mesmo com  Sara, sua esposa. Hoje essa briga tem ainda conotações políticas e econômicas, envolvendo a criação do estado de Israel em 14/5/1948 na Palestina, região de onde os judeus foram expulsos pelos romanos há dois mil anos atrás e que está ocupada pelos árabes desde o Sec. VII (portanto, há mais de 1300 anos). Essa briga ainda está longe de acabar porque envolve muitos interesses, alguns não declarados.
Face a todo o exposto, no mundo em que vivemos hoje, o mais importante não é sua religião e qual seja o seu DEUS, o importante é acreditar no seu DEUS, ter fé e perseverança, caso contrário sua vida ficará muito vazia.
                                   Cotia, 07 de junho de 2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o




Nenhum comentário:

Postar um comentário