terça-feira, 11 de junho de 2013

PECULIARIDADES DO BRASIL

            RIO  DE  JANEIRO

            Um dos 27 Estados do Brasil, situando-se no Leste/sudeste, limitando-se com SP, MG  e  ES e com o Oceano Atlântico, com área de 43.696.054 k2, sendo o terceiro menor estado brasileiro, mas concentrando 8.4 da população do país, sendo também o terceiro maior estado em população, com  16.231.365   ( estatística de 2012). Sua capital é a cidade homônima do Rio de Janeiro que tem cerca de 6.500.00 habitantes. Quem nasce no Estado do Rio de Janeiro é chamado de fluminense e quem nasce na capital é chamado de carioca.
            Municípios mais populosos: RJ, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Cabo frio, Nova Friburgo, Angra dos Reis, e outros.
            Cidades turísticas: Angra dos Reis, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo frio, Paraty, entre outras.
            Tem regiões distintas: o planalto e a baixada fluminense, constituídas de faixas paralelas do litoral para o interior, tendo os Rio Paraíba do Sul, Macaé, Gandu, Muriaé, sendo o clima tropical e mudando na região serrana onde chega até a gear (acima dos 1.000 metros).
            A Baia da Guanabara foi dominada pelos franceses em parte do Sec. XVI e por esta razão os portugueses fundaram a cidade do Rio de Janeiro em 1º./3/1565 por Estácio de Sá. Em 1763 tornou-se a sede do Vice-Reino do Brasil e capital de colônia. Em 1808 a corte portuguesa ali chegou fugindo de Napoleão Bonaparte. Houve uma prosperidade em razão disso, sendo fundado o Banco do Brasil, depois veio o Jardim Botânico, Biblioteca Real (Nacional), Academia Militar, e outras ações positivas.
            Em 1960, quando a capital da República foi mudada para Brasília o Município do Rio de Janeiro passou a ser o Estado da Guanabara. Após a Proclamação de República a lutas políticas foram enfraquecendo o estado fluminense. Somente a partir de 1937 com  a nomeação do Interventor Emani do Amaral Peixoto (por Getúlio Vargas) que o estado começou a reagir. Houve um desenvolvimento industrial com  a criação da Cia. Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, da Cia. Nacional de Álcalis, em Arraial do Cabo, na região dos lagos, da Fabrica Nacional de Motores, em Duque de Caxias na Baixada Fluminense. Foram criadas instituições de ensino superior, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e outras.
            Em 1975 foram fundidos os Estados da Guanabara com o Rio de Janeiro, pela L.C. 20/74, promulgada pelo Presidente Ernesto Geisel. O Estado ficou com o nome de Rio de Janeiro com  a capital do mesmo nome.
            Em 1982 Leonel Brizola,  que estava no exílio desde 1964,  foi eleito Governador do Estado, pelo PTB,  com a  herança política de Getúlio Vargas. Construiu o sambódromo, os CIEPs, e realizou várias ações positivas para o estado. Em 1998 elegeu o seu afilhado político Garotinho.
            A Cidade do Rio de Janeiro (A Cidade Maravilhosa),  apesar de seus problemas topográficos  (morros) e com a segurança pública, em virtude dos traficantes de drogas que controlavam várias comunidades, muitas hoje pacificadas pela polícia (UPPs) , é  um dos destinos turísticos mais procurados no mundo, com o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, os desfiles carnavalescos, o Maracanã, o teatro Municipal, o  Museu de Arte Moderna,  o Reveillon com a queima de fogos na Praia de Copacabana, além de outras praias famosas como o Leblon, Ipanema, Barra da Tijuca, e outras.
            Em 1º./7/2012 a Cidade do Rio de Janeiro foi a la. cidade declarada pela UNESCO como Patrimônio Mundial por causa de suas belezas naturais.
            Além disso tem um povo alegre, hospitaleiro, sempre de bem com a vida  e  belíssimas mulheres.
                                               Cotia, 11 de junho de 2013.

                                                GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o

            

Um comentário:

  1. giba estou adorando seu blog estou sempre lendo e gostando muito tambem aprendendo muito com vc meu amigo

    ResponderExcluir