segunda-feira, 10 de junho de 2013

RELIGIÃO (3)

            I S L A M I S M O

            O Islamismo surgiu no Sec. VII através de um árabe chamado MAOMÉ,  que recebeu as inspirações divinas numa caverna onde ia meditar (Gar Hira) através do Anjo  Gabriel.
            ISLÃ significa submissão, entrega, rendição a DEUS que é chamado de   ALÁ. O livro sagrado do Islã é o ALCORÃO (a Bíblia dos muçulmanos). Muçulmano é quem pratica o Islã.
            O Profeta Moamé nasceu em Meca, na  Arábia Saudita em 570 d.C., morrendo em 632. Ele recebeu a mensagens divinas por mais de vinte anos. Hoje os Muçulmanos são mais de um bilhão e 600 mil fiéis peregrinos. Eles tem os CALIFAS que são seus líderes e seguem três orientações: a do Alcorão, do Hadith (sunna) e do Xariah. Todos os anos há uma peregrinação a Meca, a cidade sagrada dos muçulmanos, sendo seu pronto principal  um enorme cubo negro denominado CAAB.
            Quando Maomé morreu houve uma divisão na sua sucessão. Alguns queriam que seu sucessor fosse eleito, no caso os  sunitas  (80% dos muçulmanos), e outros queriam que seu sucessor fosse um  parente seu, no caso os xiitas  (20% restantes). Eles creem num  só Deus, na alma imortal, no destino, no livre arbítrio. Eles se dizem descendentes de Ismael, o primogênito de Abrãao com sua escrava egípcia Agar e que foi esse filho que o Patriarca  ofereceu em sacrifício a Deus, não Isaac filho dele com sua esposa Sara, como diz a Bíblia.
            Os Muçulmanos ergueram a Mesquita de OMAR no local onde esse sacrifício  teria ocorrido,  no Monte Moriá em Jerusalém, bem ao lado do Muro das Lamentações dos Judeus, o que sobrou do Templo de Salomão destruído pelos romanos em 70 d.C., ocasião em os judeus foram expulsos da Palestina e passaram a vagar pelo mundo, somente retornando em 1948 com a criação do Estado de Israel com o apoio da ONU.
            O  início da discórdia entre árabes e judeus foi nessa reivindicação de quem são os verdadeiros herdeiros de Abrãao, os descendentes de Ismael ou os descendentes de Isaac, que teriam direito à Canãa, a Terra Prometida em Jerusalém, na Palestina, onde os árabes estão desde o Sec. VII, ou seja, a mais de 1300 anos.
            Hoje existem outros motivos, políticos, econômicos, estratégicos, e outros que não são mencionados, sendo por estas razões muito difícil um acordo e uma  paz duradoura entre eles.
            Hoje  no Brasil há cerca de um milhão de muçulmanos e 64 Mesquitas, sendo a de São Paulo comandada pelo Sheik Aly Hussein Saleh.Eles  são  mais de 1/4da população mundial e tem que ser respeitado por tudo o que representam.
                                               Cotia, 10 de junho de 2013.

                                               GILB ERTO BARBOSA DA SILVA

                                                           A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário