sábado, 15 de junho de 2013

PECULIARIDADES DO BRASIL - PB

P A R A Í B A - um dos 27 estados do Brasil, fica no leste do nordeste brasileiro, com 223 municípios, numa área de 56.439 km2, com uma população de 3.815.171 (estimativa de 2012). Sua capital é João Pessoa.
Limites: ao norte com o Rio Grande do Norte, a leste com o Oceano Atlântico, ao sul com Pernambuco e a oeste com  o Ceará. Seus municípios mais importantes são: Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Souza, Cabedelo, Guarabira, e Cajazeiras. É berço de vários escritores, poetas e artistas notáveis: Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Pedro Américo(pintor), Assis Chateaubriand (fundador dos Diários Associados, TV Tupi, MASP), Ariano Suassuna. O economista famoso Celso Furtado também é paraibano.
Na Paraíba encontra-se o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, na Ponta do Seixas, em João Pessoa. Em Campina Grande acontece a maior festa junina do mundo, a  de São João.
No Sec. XVI os franceses praticavam o “escambo”- mão-de-obra indígena para extração do pau-brasil a troco de quinquilharias. Foram expulsos em 1584. Depois construíram os Fortes de São Felipe e São Tiago. Havia a cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa.
Em 1632 foram construídos o Forte de Santa Catarina na margem direita do Rio Paraíba, em Cabedelo, e na margem esquerda o Forte de Santo Antonio, para reprimir as invasões holandesas.
A Paraíba participou de várias rebeliões: 1824  Confederação do Equador, 1848 Revolta Praieira, 1851 Revolta do Ronca da Abelha, 1874 Revolta do Quebra-Quilos.
Após a Proclamação da República em 1889 passou a ser o Estado da Paraíba. Até 1930, na República Velha,  teve atuante participação na política brasileira. Havia as oligarquias de Venâncio Neiva, Álvaro Machado e Epitácio Pessoa. A base econômica era a agricultura (algodão), muito prejudicada com a 1ª. Guerra Mundial.
Em 1926 passou por lá a Coluna Prestes e também os cangaceiros, comandados por “Lampião”.
Em 1930 o Presidente do Brasil Washington Luiz deveria apoiar o mineiro Antonio Carlos para seu sucessor, em cumprimento ao acordo da Política Café-com-Leite, segundo a qual um paulista e um mineiro deveriam revezar-se na Presidência da República. Todavia, Washington Luiz  negou  seu apoio ao  mineiro e apoiou o paulista Julio Prestes. Em razão disso Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba rebelaram-se, negando seu apoio ao Presidente do Brasil que fora apoiado por 17 estados. Até hoje, em razão disso, na bandeira da Paraíba está inserida a palavra  N E G O.
Os mineiros, o gaúchos e os paraibanos apoiaram a candidatura de Getúlio Vargas que perdeu a eleição para Julio Prestes que, todavia, não tomou posse, gerando a Revolução de 1930 e a morte de João Pessoa, que era o candidato a  vice na chapa de Vargas. Depois disso a Cidade da Paraíba, que era a capital do Estado, passou a denominar-se João Pessoa, que perdura até hoje. Getúlio Vargas acabou assumindo o governo federal após a Revolução de 1930, acabando com a República Velha, ficando no poder por 15 anos.
O Estado da Paraíba tem praias belíssimas, belezas naturais e pontos turísticos exuberantes, um povo cheio de calor humano e muito simpático, com muito sol, comidas típicas e muitas outras coisas maravilhosas para se ver.
                                    Cotia, 15 de junho de 2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o



Nenhum comentário:

Postar um comentário