terça-feira, 18 de junho de 2013

O GIGANTE ACORDOU


V I N T E   C E N T A V O S

            Há três dias atrás minha neta Rafaela, com 13 anos de idade, fez o seguinte comentário: “tudo isso por causa de vinte centavos”, referindo-se à batalha campal ocorrida em SP durante a manifestação popular contra o aumento de $0,20 nas passagens dos ônibus.  Houve  violência e excessos da parte dos manifestantes e da polícia militar.
            Hoje, pela manhã, ouvi uma socióloga de renome fazer um  comentário pela Rádio Bandeirantes: “talvez, o povo esteja cansado de tantos desatinos, tanta corrupção e tanta impunidade, que resolveu extravasar desta forma”.
            Agora a noite observei no facebook o comentário de uma adolescente: “talvez, daqui há algum tempo poderemos dizer que os vinte centavos mudaram o Brasil”.
            Acabo de ver no noticiário da TV que no momento está ocorrendo uma manifestação na zona oeste e sul de SP, reunindo 65.000 pessoas. Há  manifestações no Rio de Janeiro reunindo cerca de 100.000 pessoas, que invadiram a Assembleia Legislativa, em Porto Alegre houve confronto dos manifestantes com a polícia, em Brasília os manifestantes invadiram o Congresso Nacional e em outras cidades brasileiras também houve manifestações.  Houve manifestações até no exterior, organizadas por brasileiros lá residentes, como em Dublin, Washington, Berlim, Nova Yorque num momento em que os olhos do mundo estão voltados para o Brasil por causa da Copa das Confederações (Futebol).
            Lembremos do ano de 1968 quando houve o surgimento de uma     nova consciência crítica nas vanguardas estudantis e operárias, com levantes políticos em várias partes do mundo,  principalmente na Europa, dos “caras pintadas” em 1992 que exigiam a saída do Presidente Collor de Mello, da Primavera Árabe iniciada em 18/12/2010, movimentos que começaram de forma parecida  e  provocaram mudanças significativas na sociedade   em geral.
            Não há necessidade de ser cientista político ou sociólogo para entender o que está ocorrendo. O povo está cansado de ser desrespeitado, de ser aviltado em sua dignidade, diante de tantos escândalos de corrupção política e desvio do dinheiro público, noticiados diariamente pela mídia em geral. O povo  também está cansado de tanta impunidade.
            Isso vem ocorrendo há décadas, através de um sistema totalmente corrompido e que exige mudanças drásticas e urgentes.
            Não adiantam mais medidas demagógicas, hipócritas e politiqueiras. O que está acontecendo no momento pode muito bem ser um aviso de uma nova consciência nacional, da mudança de uma postura letárgica para uma postura mais efetiva diante do caos moral e social que aí está.
            O povo sabe de sua força. Durante as últimas manifestações             79 milhões de Internautas aqui no Brasil debateram os motivos da mesma. Os caminhos para demonstrar essa força popular são as manifestações pacíficas, dentro da ordem e da legalidade, sem violência e sem depredações dos bens públicos e privados, e principalmente sem violências às pessoas.
            O BRASIL ACORDOU, AGORA QUEM NÃO IRÃO DORMIR SÃO OS
                                               C O R R U P T O S
                                          Cotia, 18 de junho de 2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                                  A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário