quinta-feira, 13 de junho de 2013

PECULIARIDADES DO BRASIL

RIO  GRANDE  DO  NORTE   (RN)

            Fica no nordeste do Brasil, sendo sua capital a cidade de Natal, fundada em 25/12/1599.  Quem nasce no RN é chamado de  potiguar. O estado tem 167 municípios dentro de uma área de 52.796 km2., com uma população de 3.168.027 habitantes, segundo o Censo de 2010.
            Seus limites são: norte/leste-Oceano Atlântico, sul-Paraíba,  oeste-Ceará. Tem 400 km. de litoral, com praias lindíssimas, como Ponta Negra, onde tem o famoso Morro do Careca, suas dunas em Genipabu. É o estado mais estratégico do Brasil devido á sua localização e proximidade com o continente africano, sendo escolhido durante a 2ª. guerra mundial pelos americanos para sua base operacional na América do Sul, quando do governos de Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt.
            O Rio Grande do Norte  produz 95% do sal consumido no Brasil.
            No Sec. XVI foi invadido por franceses (1535/1598 (Fortaleza dos Reis Magos) e holandeses (1633/34 a 1554-Nova Amsterdã). Foi subordinado ao governo da Bahia e a Capitania de Pernambuco. Em 1822 com a Independência do Brasil transformou-se em província e em 1889 com a Proclamação da República transformou-se em Estado. Seu primeiro governador foi Pedro Albuquerque Maranhão, sendo a atual governadora Rosalba Ciarlini, eleita no 1º. Turno da eleição de 2010. Tem tradição culturais em  artesanato, culinária, folclore, esporte, literatura, música. Times de futebol ABC, Alecrim, América. Tem o maior cajuzeiro do mundo em Parnamirim. Tem o centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, Centro de Turismo de Natal, hotéis 5 estrelas de padrões internacionais em sua orla.
            Lampião (o cangaceiro) foi derrotado em Mossoró em 1927.
            Na Revolução de 1930 Café Filho teve papel de destaque e depois, em 1954, com o suicídio de Getúlio Vargas assumiu o seu lugar, sendo o primeiro e único potiguar a ocupar o cargo de Presidente do Brasil.
            É uma terra hospitaleira, cheia de vida, alegre, com belezas naturais incríveis, belas mulheres, um sol radiante quase o ano todo e uma vida noturna agitada. Dá gosto de viver lá.
                                               Cotia, 13 de junho de 2013.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                                           A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário