sábado, 22 de junho de 2013

REVOLTA POPULAR

LIÇÕES  DA  DEMOCRACIA

            Quais as conclusões que podemos retirar dessas emocionantes manifestações populares ocorridas nos últimos dias ?
            Que elas representam o exercício pleno da democracia num país democraticamente estabelecido, segundo a ordem mundial atual ?
            Que representam ainda o despertar da consciência cidadã de uma juventude maravilhosa e que fará a diferença e o futuro deste nosso poderoso Brasil continental e promissor ?
            Mas,  para isso aconteça, essa consciência deve permanecer, principalmente nas próximas eleições, para que não sejam cometidos os mesmos erros que ocorreram até o momento. Temos que mudar a mentalidade política dominante nos dias de hoje, temos que mudar esse sistema corrupto do “é dando que se recebe”. Política não é profissão e nem deve ser meio de vida, muito menos de enriquecimento ilícito. Política é um ônus público que deve ser exercida por quem tem vocação e se propõe a realizar um  trabalho em prol da comunidade, não em benefício próprio ou de um  pequeno grupo que lhe agrade.
            As manchetes dos jornais de hoje destacam:”Dilma diz que não transigirá com violência e quer pacto com os estados”; Presidente promete acordo com governadores e prefeitos para melhorar serviços públicos; Congresso prepara agenda positiva; Defensores temem que protestos pressionem Supremo pela manutenção das punições impostas aos réus condenados”.
            O Presidente do PT disse: “Temos toda uma geração sendo formada pela Globo e pela Veja, por isso temos de pautar a regulamentação da mídia e a reforma política”. O Ministro das Comunicações disse: “Hostilizar partido político não é um bom sinal. O Fascismo começa desse jeito”.
            O Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência disse: “a imprensa estimula um tipo de moralismo no sentido despolitizado e um  tipo de antipolítica que leva a isso que está acontecendo. Não há democracia sem partido” (Vide Estadão desta data).
            Concordamos que o papel da mídia como formadora de opinião é muito importante numa democracia plena, desde que seja livre e                  imparcial. Não é bem o que acontece por aqui, pois muitas mazelas do governo são noticiadas lá fora e aqui dentro nenhuma nota é dada a  respeito. Desta forma o problema não é a regulamentação da mídia e sim a forma como ela está ocorrendo.
            Concordamos também que não existe democracia sem partidos políticos, mas não “legendas de aluguel”, ou que sirvam a barganhas políticas, sem qualquer ideologia, ou mesmo sem qualquer ética em sua conduta.
            As manifestações repudiaram a participação de partidos políticos, deixando bem  claro que nenhum deles as representavam, isso em razão da própria postura desses partidos políticos que não estão preocupados com os interesses e bem estar do povo, a não ser com seus próprios interesses, usando da máxima: “os fins justificam os meios”.
            A Usina de Belo Monte, no Pará, deve custar 30 bilhões de reais, para fornecer energia apenas quatro meses ao ano, já que nos restantes oito meses não poderá fazê-lo em razão da seca que assola a região nesse período, segundo matéria veiculada pelos artistas globais ?!?!?!  Será que essa usina vai ser construída apenas porque pode ser reduto político de algum poderoso e para satisfazer os interesses de grandes construtoras ?
            A Copa do  Mundo de Futebol de 2014 no Brasil deve custar mais de 30 bilhões de reais. Com esse dinheiro calcula-se que daria para construir 300.000 casas populares,  90.000 escolas,  15.000 hospitais, e pagar os salários anuais de 1.500.000 de funcionários dessas  áreas, ou da Segurança Pública !!!
            Quantos bilhões de reais foram desviados nos últimos dez anos ?
            Quantos bilhões de reais foram arrecadados em impostos nos últimos dez anos ?
            Quantos bilhões de reais custam do nosso dinheiro as mordomias dos políticos que se aposentam com oito anos de serviço, que têm planos de saúde e odontológicos ilimitados pare eles e seus familiares, que tem viagens pagas à vontade, jetons, auxílios moradia, auxílio paletó, 13º., 14º. Salários, duas férias por ano, e outras mordomias “não declaráveis” ?
            Alguns hipócritas não entendiam a razão de tanto alarde.
            Será que as razões acima expostas bastam ?
            O que o povo quer e deixou bem claro em suas manifestações é que haja uma  mudança radical nesse estado de coisas, nessa corrupção desenfreada, nessa impunidade revoltante, que haja mais justiça social, melhor distribuição de renda, não esmolas governamentais, que haja mais respeito para com o cidadão brasileiro para que esse possa viver com a dignidade que ele merece.
            ESSAS SÃO AS LIÇÕES QUE DEVEREMOS TIRAR DESSAS MANIFESTAÇÕES DEMOCRÁTICAS COM QUE O POVO BRASILEIRO NOS BRINDOU NOS ÚLTIMOS DIAS.
            V I V A   O   B R A S I L !!!
                                   Cotia, 22 de junho de 2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                               A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário