terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PROBLEMAS POLÍTICOS EXISTEM NO MUNDO TODO

                                PROTESTOS VIOLENTOS EM HONG KONG
            Hong Kong (ilha) é uma região administrativa especial da China, como Macau. A Republica popular da China, comunista, tem 22 províncias, 5 regiões autônomas, 4 municípios, entre os quais Pequim (capital) e Xangai, e 2 regiões especiais. Tem um território com  9,6 milhões de KM2 (3º. Maior do mundo). Tem ainda 1/5 da população mundial, com 1.3 bilhão de habitantes. O PIB de 2012 foi de 8.2 trilhão de dólares. Hoje é a 2ª. economia mundial. De 1990 a 2000 cresceu à taxa de 10% ao ano. Em 1981 a pobreza na  China atingia 53% da população. Em 2001 baixou para 8% da população. Em 1978 houve reformas econômicas que propiciaram esse crescimento todo.
            A Republica Popular da China surgiu em 1949, após uma guerra civil entre os Nacionalistas de Chiang-Kai-Shek e os comunistas de Mao Tse Tung. Os comunistas venceram a guerra e empurraram os nacionalistas para as ilhas de Taiwan, e outras ao redor, ficando com o continente.
            Hong Kong foi colônia britânica de 1842 a 1997 e por esta razão sofreu forte influência da cultura ocidental e democrática, razão dos conflitos atuais, uma vez que goza de certa autonomia em relação ao continente, dominado pelos comunistas, mas ao mesmo tempo está subordinada aos mesmos.
            O Comitê Central Comunista é quem indica o Chefe do Executivo local e os habitantes de Hong Kong querem eleição livres em 2017 para escolher o seu governador, com o que não concorda o Partido Comunista, razão dos atuais conflitos violentos entre os estudantes e a polícia local.
            Em 1989 houve uma manifestação semelhante na Praça da Paz Celestial em Pequim, que foi reprimida violentamente pelo Exército Chinês, havendo um verdadeiro massacre dos manifestantes. Isso só não aconteceu agora em Honk Kong porque quando a Inglaterra devolveu a Ilha aos chineses esse se comprometeram a respeitar os direitos humanos dos residentes locais, sendo que a comunidade internacional está atenta aos acontecimentos.
            A China já atravessou centenas de períodos de fome, sendo que entre 1958 e 1961morreram 45 milhões de chineses por falta de alimentos. Esse país tem hoje mais de 800 milhões de celulares e o  maior exército do mundo em número de soldados (1.3 milhão), sendo uma potencia mundial e nuclear.
            Nostradamus, no sec. XVI já advertia sobre o “perigo amarelo”.
                                   Cotia, 02 de dezembro de 2014.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                               A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário