segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A CORRUPÇÃOQUE ACABA COM O BRASIL

                                        CORRUPÇÃO   RECORDE
            O NYT disse que a corrupção na Petrobrás, que a  PF estima em torno de 10 bilhões de reais, por enquanto, é a maior do mundo num pais democrático. Em países com ditaduras é difícil determinar o tamanho da corrupção.
            Mais um lamentável recorde para o Brasil e graças aos políticos corruptos que infestam o país afora, em todas as esferas.
            Para se ter uma ideia do rombo provocado pelos usurpadores do dinheiro público na Petrobrás vamos pegar como exemplo o PIB do Paraguai em 2013, que foi de 30 bilhões. Por esse parâmetro a corrupção na estatal do petróleo brasileira alcança1/3 do PIB paraguaio, que nesse mesmo ano cresceu 14,1%, enquanto o Brasil cresceu somente 2,2% !!!
            Mas o problema maior dessa corrupção desenfreada é a IMPUNIDADE reinante no Brasil.
            Todavia, agora que a PF e o MPF estão trabalhando em conjunto e com esmero para combater esse câncer social que assola o país, com as delações premiadas dos envolvidos no escândalo já deu para apurar que o esquema era o seguinte: as empreiteiras formavam um cartel, superfaturavam os contratos e com parte do excesso pagavam comissões aos agentes públicos, políticos e  para os partidos em forma de doações “legalizadas”. O dinheiro era pago em espécie ou depositado em contas no exterior !
            Agora o país pode estar diante de outro dilema: se a lei penal for aplicada com rigor (todo aquele que concorrer para o resultado do crime responderá por ele,na medida de sua participação), todo o Conselho da Petrobrás, seus  Diretores, todos os políticos e empresários beneficiados pelos dinheiro sujo deverão responde criminal, civil                 administrativamente por seus atos. Se isso realmente acontecer, o que não será fácil tendo em vista o tamanho do poder das pessoas envolvidas, a pergunta que devemos fazer é a seguinte: “quem vai sobrar para conduzir o páis ?”.
            Além dos aspectos morais, legais, financeiros, existem os problemas políticos, que não são poucos, por causa de suas consequências,  principalmente a preocupação com a estabilidade  democrática e a governabilidade do Brasil.
                                   Cotia, 08 de dezembro der 2014.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário