terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO

                                                  CULPAS   DO   PASSADO
            Algumas vezes viajamos ao passado e nos atormentamos por falhas, ou erros cometidos, deixando o sentimento de culpa nos incomodar sensivelmente.
            Esse procedimento faz muito mal tanto para a saúde física, como para a saúde espiritual.
            Falhas, ou erros todos nós cometemos. Isso é inerente à natureza humana. Temos que apreender com eles e não deixar que o sentimento de culpa nos domine e nos leve à tristeza e mesmo à depressão.
            Existem atos que podem marcar nossa  vida por um longo tempo. Podem ser atos de amor, ou motivados por ódio, por rancor, ou por frustrações.
            Os atos de amor serão lembrados com nostalgia, mas com muita saudade, alegria e serenidade, ao contrário dos atos motivados por maus sentimentos que ficam corroendo a alma e causam danos profundos à nossa existência.
            Devemos apreender com nossos erros, usá-los como experiência que deve nos fortalecer, que deve nos dar condição de aprimoramento.
            Essa experiência nos dará equilíbrio e bom senso para agir com amor, com carinho, com  respeito ao próximo, com solidariedade, atitudes que não permitirão que façamos viagem de culpa ao passado.
            Devemos olhar o passado para orientar o presente e iluminar o futuro, não para ficar ruminando derrotas ocorridas.
            Podemos enganar a todos, menos nossa própria consciência que mais dia, menos dia, teremos que em enfrentar, além do Juízo Final.
                                               Cotia, 30 de dezembro de 2014.

                                               GILBERTO B ARBOSA DA SILVA

                                                           A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário