sexta-feira, 24 de julho de 2015

PARA CRIMINOSOS TRATAMENTO V I P....

                                                    DELAÇÃO PREMIADA

                        A impunidade dos criminosos do “colarinho branco”, que marca o Brasil há várias décadas, parece que está com seus dias contados, mercê de competência e coragem de dois personagens até pouco tempo desconhecidos: O Ministro Joaquim Barbosa e o Juiz Sérgio Moro, além do trabalho eficaz da PF  e  do   MPF.
                        Todas as mudanças significativas na história de uma nação ocorreram de forma semelhante pelo mundo afora, basta  analisar os fatos pretéritos para chegar a essa conclusão.
                        DELAÇÃO PREMIADA: é um benefício legal concedido a um criminoso que se mostra disposto a colaborar com as investigações em curso, entregando os seus comparsas. Ela é prevista há muitos anos em diversas leis: Código Penal, Lei de Crimes Hediondos, de Crimes Contra a Ordem Tributária, Organização Criminosa, Lavagem de Dinheiro, etc.
                        Os críticos da delação premiada, que a chamam de “extorsão premiada”, discordam de sua aplicação porque depende da aceitação do juiz da causa e do parecer do MP, além de ter que ser completa e propiciar efetivamente o esclarecimento do que está sendo apurado, suas circunstâncias e seus participantes.
                        O delator pode ser beneficiado com a redução de 1 a 2/3 da pena, cumprimento em regime semiaberto, extinção das pena e perdão judicial.
                        Entendemos que se não fosse sua aplicação a “Operação Lava Jato” não teria tido a eficácia que obteve e nenhum criminoso poderoso, empresário, político ou agente público estaria preso, isso porque nossa legislação é muito frouxa e favorece os criminosos, com muitos recursos e meandros que os advogados caríssimos sabem explorar com  maestria, além do fato de ser da essência democrática a presunção de inocência de qualquer um, até efetiva prova em contrário.
                        Alguns políticos atingidos pela Operação Lava Jato alegam que estão sendo perseguidos, todavia esquecem que o conjunto probatório se baseia em diversos itens, como contas no estrangeiro não declaradas, depósitos milionários sem explicação lógica, etc.
                        Essa Delação Premiada foi a base da Operação “Mãos Sujas” que propiciou uma devassa na Máfia e uma limpeza na Itália, na década de 90.
                        Temos que aplaudir a Operação Lava Jato e seus protagonistas e ficar vigilantes, através das redes sociais, porque os poderosos vão fazer de tudo para desmoralizá-la  e continuar impunes.
                        ACORDA   BRASIL !!!
                        Cotia, 24 de julho de 2015.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                   A d v o g a d o

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário