domingo, 26 de julho de 2015

A ESCOLA DA VIDA,


                                                       DEGRAU  POR  DEGRAU

                        A vida deve ser vivida dia após dia, fase após fase. De acordo com os fatos que vão acontecendo. Não devemos nos atormentar por erros do passado e nem ficar muito preocupados com o futuro. Devemos viver o presente com muita retidão e muito amor para não sofrer por erros do passado e nem ficar temerosos do futuro. O erros nos ensinam e nos dão mais força para a luta diária.                        Abordei esse assunto porque estava conversando com um amigo de três décadas e percebi que ele estava deprimido. Perguntei o que estava acontecendo e ele respondeu: “ando com o saco cheio...nada dá certo...queria trocar de camionete não deu certo...estou com diabetes e pressão alta (ele está com 67 anos de idade)...jã não posso fazer metade do que fazia antigamente...”,
                        Diante disso disse a ele: você está sendo muito injusto consigo mesmo e ao mesmo tempo um egoísta e fraco. Ele olhou-me espantado e eu continuei, você tem uma posição invejável, casa própria, uma boa camionete, uma esposa maravilhosa, duas filhas formadas, dois netos lindos, pode levantar-se e sair todos os dias. Você deveria agradecer a Deus todos os dias por tudo isso, não ficar se lamentando. Acrescentei ainda: quando você estiver assim deprimido experimente fazer uma visita ao Hospital Infantil de Combate ao Cancer e aí você perceberá o tamanho do seu equívoco.
                        Ele pareceu meio atordoado com tudo o que lhe disse, mas assimilou bem o golpe quando completei: o verdadeiro amigo é aquele que diz o que você precisa ouvir, não o que você queira ouvir.
                        Depois de alguns dias esse mesmo amigo ligou convidando para um chope e nesse encontro abraçou-me efusivamente e agradeceu por tudo. Disse que a esposa o convencera a ir ao hospital do câncer que indiquei e que saíram de lá chorando os dois, mas depois dessas experiência a vida deles havia mudado para melhor. Disse ainda que passara a ajudar o referido hospital, o que estava fazendo muito bem ao seu espírito.
                        Depois disso quem ficou emocionado fui eu, mas aproveitei e disse mais uma vez: a vida deve ser vivida dia por dia, a escada tem que ser galgada degrau por degrau, com todos os prós e contras que devem ser encarados com naturalidade.
                        Disse ainda: o mais importante para nós e alcançarmos o nosso “nirvana pessoal”, atingindo uma evolução e tranquilidade espiritual onde possamos dizer: “estou de bem com a vida e comigo mesmo, dane-se o resto”.
                        Cotia, 26 de julho de 2015.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILV A

                                   A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário