quinta-feira, 30 de julho de 2015

A BEBIDA MAIS CONSUMIDA NO MUNDO.

                                              CERVEJAS   ESPECIAIS

                        No Brasil existem cerca de 100 tipos de cervejas especiais,  com estilos, sabores, aromas  e  texturas diferentes. Em outros países o interesse e a variedade é maior ainda.
                        As cervejas clássicas são da escola alemã,  inglesa, belga e americana. Os ingredientes básicos de toda cerveja são: água, lúpulo, levedura e malte.
                         Depois da cerveja de fermentação espontânea vem as da família  ALE, por sua alta fermentação (produzidas em temperaturas elevadas, por leveduras que aos poucos sobem para o topo do tanque de fermentação. Elas tem características marcantes com   realce dos aromas e sabores mais complexos , com notas condimentadas e florais. Muitas vezes são mais encorpadas e vigorosas, podendo ser doce e amargas, claras ou escuras, por isso elas tem inúmeras variações.
                        Vamos citar algumas: Strong ALE, Barley ALE, Robust Porter, Porter, English Pale ALE, Brow ALE, Belgian ALE, German ALE, Irish ALE (Red ALE), e muitas outras.
                        As cervejas de fermentação espontânea (LAGER - a pronúncia é LÁGUER) são as mais comuns e representam 90% do consumo mundial, mas também não deixam de ser especiais. Reconhecidas pelo estilo Pilsner (Pilsen) esse tipo de cerveja caracteriza-se pela baixa fermentação, ao contrário das ALE, produzidas em temperaturas mais baixas e por levedura que aos poucos descem para o fundo do tanque de fermentação. Teve grande impulso em seu desenvolvimento a partir de 1820, com o aperfeiçoamento das novas técnicas de produção cervejeira. As LAGER tem características extremamente variadas, sendo a mais conhecida a cerveja clara, bastante carbonatada e com baixa presença de lúpulos e amargor, que deve ser tomada bem gelada.
                        Alguns tipos de LAGER: Viena Lager, Pilsner, American Lager, Strong Pale Lager, Light Beer, German Lager, Helles, Bock, Doppel Bock, e várias outras.
                        Dentre as cervejas da família ALE, uma das que mais se destaca é a WEISS  OU  WEIZEN, a cerveja de trigo, típicas do sul da Alemanha, região da Baviera, elas são turvas, com sabores frutados, podendo acompanhar pratos diversos como salada leves, peixes brancos grelhados, frutos do mar, aves, queijos suaves como minas e brie, com doces e frutas também.
                        Alguns exemplos desse tipo de cervejas: Erdinger Weibbier garrafa 500 ml: $14,90), Eisenbahn (355 ml-$5,99), Coolorado Appia (600 ml-$14,90), Erdinger Alkoholfrei (500 ml-$14,90), Baden Baden  Weiss – 600 ml - $14,90), encontradas no Supermercado Pão de Açúcar.
                        Faça sua escolha e boa degustação. Saúde, mas beba com moderação e não dirija depois.
                        Cotia, 30 de julho de 2015.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                   A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário