quinta-feira, 18 de abril de 2013

PECULIARIDADES DO BRASIL


     
RIO GRANDE DO SUL   (RS)

      Rio Grande do Sul (RS), fica no extremo sul do Brasil, fazendo divisa ao norte com Santa Catarina, ao leste com o oceano Atlântico, ao sul com o Uruguai  e  a  oeste com a Argentina.  Capital Porto Alegre, com 281.748 km2    e   uma população superior a onze milhões de habitantes.
     Gaúcho é chamado quem nasce no RS, adjetivo de origem espanhola, tendo vários significados, entre eles de camponês experiente, nobre, valente, generoso,  bravo.
     O Rio Grande do Sul somente foi incorporado definitivamente ao Brasil em 1801, quando os gaúchos dominaram os sete povos,  após várias guerras e lutas. Foi palco de disputa entre espanhóis e portugueses desde o sec. XVII.
     A partir de 1824 começaram a chegar os imigrantes para trabalhar na agricultura, primeiros os alemães e depois os italianos. Até hoje na serra gaúcha e mais o sul falam-se dialetos alemães e italianos.
     O Rio Grande do Sul foi palco de uma revolução que durou dez anos (1835/1845)-Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), que declarou sua independência do resto do Brasil, somente sendo pacificado no governo de Getúlio Vargas.
     É o 4º. Maior PIB do Brasil, com uma economia industrial (couro), agropecuária, com um clima subtropical, com geadas e algumas vezes neve. Sua gente é muito educada e disciplinada, de personalidade e caráter forte. Descendem de índio, portugueses, alemães, italianos. Gostam de chimarrão (chá), botas, bombachas e cavalgar pelos campos tocando o gado. Mantêm suas tradições através dos CTGs. espalhados pelo Brasil, que divulgam suas músicas e danças e têm muito orgulho de sua condição. Boa parte de suas lindas mulheres são loiras de olhos claros. Tem o Guaíba (rio ou lago-existe uma discussão a respeito ?), bem como figuras ilustres da história brasileira como Getúlio Vargas, Leonel Brizola e João Goulart.


SANTA CATARINA (SC) 

     Santa Catarina, capital Florianópolis que fica na ilha de Santa Catarina, antiga Nossa Senhora do Desterro. Teve seu nome mudado para Florianópolis em 1823 em homenagem ao Mal. Floriano Peixoto, que combateu a Revolução Federalista do Rio Grande do Sul e “pacificou” o Brasil (o sul do país). Floriano foi o 2o. Presidente do Brasil.  Tem uma área de 95.346.181 KM2, maior que Portugal e maior que o RJ, ES e DF juntos. Ao norte limita-se com o  PR, ao sul com RS, a leste com o oceano Atlântico, a oeste com a Argentina. Tem 450 KM de costa atlântica, com clima subtropical, com  geada e neve na região serrana e clima bem quente no litoral no verão. Tem uma população com cerca de 6,5 milhões de habitantes. Sua colonização tem forte influência europeia, portugueses açorianos sec. XVIII, os alemães no Vale do Itajaí (considerada a região um pedacinho da Alemanha)-Sec. XIX, os italianos no sul do estado no sec. XIX. A oeste  SC foi colonizada pelos gaúchos de origem  italiana e alemã na 1ª. metade do sec. XX. Tem índices sociais elevados, é o sexto estado mais rico da federação, com economia diversificada e industrializada, sendo importante polo exportador e consumidor, contribuindo com  4% do PIB nacional. Teve a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916, disputa entre SC e PR pela região fronteiriça do dois estados, ricas em erva mate e madeira. Povo muito educado e disciplinado, com lindas mulheres de cor clara, cabelos loiros e olhos verdes, em boa parte. Tem lindas praias, sendo local preferido pelos argentinos para suas férias, bem como para boa parte dos brasileiros.
            Quem nasce em Santa Catarina é chamado de catarinense e de “barriga verde”, denominação essa em homenagem ao “Regimento Barriga Verde” (o peito do uniforme era todo verde) que na época do império defendeu a costa brasileira contra corsários ingleses, franceses, espanhóis e outros, com  muita coragem e bravura.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário