terça-feira, 23 de abril de 2013

PECULIARIDADES DO BRASIL (SP)


PECULIARIDADE  DO  BRASIL  (SP)
O Estado de São Paulo está localizado na região sudeste do Brasil, com mais de 41 milhões de habitantes (22% da população brasileira), sendo o estado mais populosos – Capital São Paulo, cidade mais populosa do Brasil, com 11,5 milhões de habitantes, a maior da América Latina e a 3ª. do mundo,  tendo como principais cidades Guarulhos, com 1.244.5l8 habitantes, Campinas,  com 1.098.630 hab., São Bernardo do Campo,  com774.886 hab., Santo André, com 680.496 hab., Osasco, com 668.877 hab., José dos Campos, 643.603 hab. A Grande São Paulo tem mais de 19 milhões de habitantes., descendentes de portugueses, italianos, ameríndios, africanos, alemães, árabes, japoneses, chineses e espanhóis, com 645 municípios, com uma área de 248.426 KM.2 (2,91% do território nacional). Faz limites ao norte/nordeste MG, ao sul com PR,   a leste RJ, e oeste  MS, além do Oceano Atlântico a sudoeste. Maior PIB do Brasil 33,1%. (93,7% vive na cidade e 6,3% no campo). Brancos 67,9%, pardos 24,7%, negros 5,8%, amarelos 1,3% e indígenas 0,3%. Católicos 70,31%, protestantes 17,4%, sem religião 7,28%, espíritas 2,10%, e outras religiões 3,27%.
A primeira povoação de SP foi em 1532 em São Vicente, baixada Santista, por Martim Afonso de Souza, tendo 1º. Parlamento das Américas com a Câmara da Vila de São Vicente. Em 1554 os jesuítas ultrapassaram a Serra do Mar e vieram para o Planalto Paulista, fundando a Vila de São Paulo de Piratininga, comandados pelo Padre Manuel da Nobrega. Até o final do Sec. XVI foram fundadas outras vilas como Santana do Parnaíba.
A Vila de São Vicente iniciou o processo de colonização do Brasil pelos portugueses, devido às dificuldades de transposição da Serra do Mar São Paulo ficou meio isolada na época. No sec. XVII as Bandeiras consolidaram e expandiram o território com seu espírito sertanejo e aventureiro. Antonio Raposo Tavares seu maior expoente, como Borba Gato, Bartolomeu Bueno da Silva, que encontraram ouro nas Minas Gerais e Mato Grosso. São Paulo foi elevada a cidade em 1711. A descoberta nas Minas Gerais provocou uma imensa demanda dos que desejavam o enriquecimento rápido, abalando a agricultura e a economia de SP.
Em 1710 com o fim da Guerra dos Emboabas SP perdeu o controle das Minas Gerais que se tornou capitania autônoma em 1721. O ouro extraído de Minas Gerais foi escoado para Portugal via Rio de Janeiro. SP foi perdendo força e território no sec. XVIII. Em 1748 SP foi anexada à capitania do Rio de Janeiro, sendo que antes já perdera território para a criação da capitania de Goiás e do Mato Grosso. Essas duas capitanias correspondem hoje aos Estados de MT, MS, GO, RO, TO, RR, DF e Triângulo Mineiro. Em 1765 foi restabelecida a capitania de São Paulo com 1/3 do seu território original, compreendendo apenas os atuais Estados de SP e PR, e parte de SC. Desenvolveu-se então a cultura da cana-de-açúcar. Na Independência do Brasil ganha peso político através de José Bonifácio, natural de Santos. D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 às margens do Riacho do Ipiranga-SP. Em 1817 começa o ciclo do café em SP-Vale do Paraíba. Com a proibição do tráfico de escravos em 1850 começa a imigração europeia (nova mão-de-obra). Com a proclamação da República SP firma-se como potência econômica e ganha lugar de destaque no  cenário nacional, que permanece até hoje.
Em 1930 o paulista Júlio Prestes, Presidente de SP foi eleito Presidente da República, apoiado pelo Presidente Washington Luiz que fora presidente de SP de 1920/24, quebrando o acordo feito com MG (política do café-com-leite). Júlio Prestes foi impedido de tomar posse pela Revolução de 1930, cujo líder civil era Getúlio Vargas, apoiado pelo RS, MG e PB. Essa revolução derrubou Washington Luiz e entregou o governo federal a Vargas.  Em 1932 os paulistas revoltaram-se e deflagraram a Revolução Constitucionalista de 1932, sendo vencidos pelas forças federais.
Hidrografia: o Rio Tietê percorre SP de sudoeste a noroeste, nascendo em Salesópolis a 110 KM. Da Capital, percorrendo 1136 KM. Até a sua foz no Rio Paraná.
Ecosistema: mata atlântica 81% e cerrado 12%.
            Economia: industrias metal-mecânica, álcool, açúcar, têxtil, automobilística, aviação, setores de serviços e financeiros, cultivo de laranja, cana-de-açúcar, café – 1/3 do PIB brasileiro=550 bilhões de  dólares, a Bolsa de Valores de SP é a 2ª. do  mundo.
            O setor primário é o menos relevante para a economia paulista, representando 6,5%. O setor secundário 46,3%, com os polos industriais do ABC, Vale do Paraíba-Embraer, VW, GM, Campinas com alta tecnologia-IBM, HP. Setor terciário maior parte da riqueza do estado de SP=47,2%, com mais de 300 mil empresas, 77.000 na capital  e grande SP. com 4 milhões de trabalhadores, quase 7000 agências (instituições financeiras).
            O setor de saúde pública conta com mais de 14.000 mil estabelecimentos hospitalares  (mesmo assim o atendimento não é o ideal). O setor da educação tem mais de 15.000 estabelecimentos do ensino fundamental, 5.000 ensino médio e 12.000 pré-escolas, com várias universidades (todavia, a qualidade do ensino  não é a ideal). No setor de segurança pública  o índice de homicídios por 100.000 habitantes é de 13,7 (mas a sensação de insegurança é  bem acentuada).
            Transporte Público com várias linhas de metro também deixa a desejar, tendo uma frota de 16 milhões de veículos que provocam congestionamentos monstros.
            Temos três grandes aeroportos a nível internacional, Guarulhos, Viracopos em  Campinas e  Congonhas, no centro da capital. Além disso há vários outros aeroportos menores espalhados pelo estado.
            São Paulo tem diversão e locais abertos 24 horas por dia, com vários teatros, museus, salas de cinema, shoppings centers, parques, com um povo muito trabalhador, sério, mas hospitaleiro.
            São Paulo tem várias opções de turismo, no litoral, no interior, na capital, para todos os gostos, idades e exigências.
            O         litoral norte São Paulo tem praias belíssimas, o interior tem locais muito bonitos   e  agradáveis.
            A capital SP tem uma vastidão de programas culturais, uma vida noturna efervescente e vários locais, monumentos e prédios históricos para visitar.
            São Paulo é a cidade de todas as raças, etnias, religiões,  cores,  gostos, comidas, bebidas, sendo a mais cosmopolita de todas. Representa força, trabalho e dinamismo, sendo considerada a locomotiva do Brasil em termos econômicos.

                                               GILB ERTO BARBOSA DA SILVA
                                                            A D V O G A D O

Nenhum comentário:

Postar um comentário