quinta-feira, 18 de abril de 2013

CAUSAS DA VIOLÊNCIA (3)


CAUSAS  DA  VIOLÊNCIA   (3)

            Como observamos no início dessa matéria, as causas da violência são várias, tais como um sistema de educação falho, o sistema de saúde deficiente, uma política equivocada de segurança pública, falta de trabalho, falta de lazer, etc.
            Hoje abordaremos o tema trabalho  e  lazer.
            Se uma pessoa não tiver um trabalho e um salário digno, não terá segurança pessoal para cuidar de si, muito menos de uma família, a base estrutural da sociedade.
            Para poder trabalhar com tranquilidade os pais necessitam de creches confiáveis para deixar seus filhos. Percebe-se que tudo isso forma um círculo vicioso, onde um elemento está diretamente ligado ao outro, formando um todo.
            Hoje o mercado de trabalho não está fácil, exigindo cada vez mais preparo intelectual e experiência anterior, privilegiando as pessoas mais jovens.
            O advento do telefone móvel e da internet influenciam sobre maneira sobre esses fatores. Hoje tudo é mais ágil,  muito rápido e integrado, sendo que se uma pessoa não estiver familiarizada com essas novidades terá muitas dificuldades para conseguir trabalho.
            Além do fator trabalho temos também o fator lazer. Se uma pessoa trabalha a semana inteira, chegando o fim-de-semana ela deve ter à sua disposição locais onde possa desenvolver o seu lazer e de sua família, tais como clubes, parques, com  recreações populares e gratuitas
            Na Roma antiga os imperadores diziam: “para conter o povo basta dar-lhe pão e circo”. No mundo de hoje poderíamos  traduzir para cesta básica,  futebol  e  carnaval.
            Todavia, o ideal é que o povo tivesse condições básicas de vida, de trabalho, de lazer, de estudo, de saúde, de segurança, para poder alcançar um estágio de desenvolvimento sonhado para uma sociedade livre de primeiro mundo. Um dia chegaremos lá.
                                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário