sexta-feira, 19 de abril de 2013

CAUSAS DA VIOLÊNCIA (4)


Quando Montesquieu idealizou a divisão dos poderes no sec. XVIII idealizava um sistema político em favor do povo. Um governo do povo, pelo povo e para o povo, base do verdadeiro estado democrático de direito.
            Quando o sistema político é bom e respeitado pelo povo, a segurança e a tranquilidade social são uma consequência natural desse sistema. “A contrario sensu”  (quando acontece o contrário), ou seja, o sistema político não é o desejável, não é respeitado e ainda por cima tem o vício da corrupção, a situação da comunidade deteriora-se, isso porque as pessoas passam a desrespeitar a lei, são indisciplinadas, deixam de a creditar no sistema, tudo isso causado por escândalos noticiados pela mídia diariamente. A apologia que se vê é a da impunidade daqueles que causam muito mal e prejuízos à sociedade, que gera um caos moral que compromete seriamente a ordem jurídica e social.
            Junte-se a tudo isso a omissão da sociedade em si, que a tudo assiste de forma passiva, parecendo estar anestesiada com  tantos escândalos, com tanta corrupção e com tanta impunidade.
            Aí é que deve entrar em cena o verdadeiro cidadão, aquele que tem plena consciência de seus direitos e deveres e procura exercê-los na sua totalidade, começando por respeitar a faixa de pedestres e de ciclistas, respeitando a vaga de idosos e deficientes nos estacionamentos, deixando de querer levar vantagem em tudo (a famosa “lei de Gerson”), caracterizando o “jeitinho” brasileiro que nada mais que falta de educação.
            A mudança tem que começar da base. Impor limites aos filhos também é um  ato primordial, pois se não o fizermos a criança irá agir exatamente com o está agindo a maioria nos dias de hoje.
            Para cobrar mudanças no sistema político, bem como exigir de seus representantes uma postura digna e que realmente vá de encontro aos seus anseios, você terá que começar por uma mudança interior, revendo seus valores e atitudes.  Tudo isso é que faz um país e forma uma grande nação.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           ADVOGADO
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário