terça-feira, 9 de abril de 2013

CAUSAS DA VIOLÊNCIA (1)


 AS  CAUSAS  DA  VIOLÊNCIA

            Um tema dominante nas últimas campanhas eleitorais foi a (IN)SEGURANÇA, explorado sobre maneira pelos políticos em geral.
            Houve várias propostas e planos para solução do problema, porém todos de forma retórica, pois atacavam os efeitos e esqueciam as causas da violência que são várias
            Podemos destacar as seguintes causas da violência: a falta de um sistema educacional sério, de qualidade e consistente,  a falta de um sistema de saúde que atenda as necessidades mínimas da população em geral, a falta de um plano sério para a segurança pública, feito com boa vontade política e por quem entenda do assunto, sem vícios de interesses menores. A falta de vagas no mercado de trabalho regular, a falta de locais para o lazer da família do cidadão comum, a falta de responsabilidade de alguns setores da mídia que somente estão preocupados com audiência, sem dar a mínima para o nível do que expõe, a absurda concentração de riquezas e a má distribuição de renda, a inoperância de muitas instituições           que devem combater a corrupção e a impunidade e não o fazem. Todas essas são causas primárias da violência e têm que ser combatidas e enfrentadas como um  todo, trabalho nada fácil, principalmente para uma sociedade de consumo e preocupada mais com “status” do que com o dia-a-dia de seu semelhante.
            Vamos procurar abordar cada uma dessas causas e apresentar sugestões para uma melhora do nosso nível de vida social.
            Qualquer sociedade desenvolvida deve começar pela educação. Educando suas crianças de forma séria e saudável, a comunidade estará garantindo um  futuro promissor, com valores morais verdadeiros. Os pais têm que ter condição de educar seus filhos e participar da formação dos mesmos, impondo-lhes limites, regras de conduta, respeito ao próximo, deixando para a escola a complementação cultural necessária.
            Os pais têm que ter bons empregos e tranquilidade, têm que ter escolas e creches de qualidade para deixar seus filhos. Em contrapartida os professores também têm que ter condições ideais de trabalho, salários dignos, para que tenham motivação adequada para o sacerdócio para o qual se dedicaram.
            Tudo forma um  conjunto, um círculo vicioso no qual todos têm que fazer a sua parte, o governo, a sociedade, a mídia, etc.
            Uma verdadeira sociedade tem que começar com educação e valores morais verdadeiros, acima de todos e quaisquer interesses menores.
                                              

                                               GILBERTO  BARBOSA  DA  SILVA
                                                           A D V O G A D O


Nenhum comentário:

Postar um comentário