terça-feira, 9 de junho de 2015

OS NEGROS AINDA NÃO SE LIBERTARAM.

                            A  ÁFRICA  CONTINUA  SENDO  EXPLORADA

                        A África é o 3º. Continente do mundo, com cerca de 30 milhões de KM2 (20,3% da área terrestre), o 2º. mais populoso, com 1.3 bilhão de habitantes, com grande variedade étnica, cultural, política e social.  Dos 30 países mais pobres do mundo, 21 deles são africanos, mas existem alguns com padrão de vida razoável como a Líbia, Maurícia, Seicheles, Marrocos, Argélia, Tunísia, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde.  A maior economia africana está na África do Sul, mas o continente não possui um país desenvolvido propriamente dito.
                        A África tem várias divisões, uma delas  é na África Branca (setentrional) constituída por oito países, mais Mauritânia, e Saara Ocidental,  e  África Negra  (subsaariana) formada pelos outros 44 países do continente,  num total de 54 países.
                        No sec. XV os exploradores europeus, buscando um caminho para as Índias, chegaram à África  e  aí   começou  a   exploração do povo africano. No sec. XIX o continente passou a ser dominado     pelos ingleses          (maior parte),   franceses,    portugueses,   alemães,   belgas,   italianos  e espanhóis.   A   partilha   do   Continente   Africano  foi  confirmada  pela   Conferência   de   Berlim,   em   1884/5,   que   modificou   o   regime social,  econômico,  político,  e religioso.  As colônias começaram   a   proclamar sua independência somente  a  partir  da   2ª. Guerra mundial, que acentuou-se em 1960 e terminou em 1975.
                        O crescimento da população era maior que a produção de alimentos, problema que persiste até hoje, gerando muita fome e desnutrição.
                        A África é separada da Europa pelo Mar Mediterrâneo, ligando-se à Ásia no extremo nordeste pelo Ístimo do Suez. O continente africano estende-se pelo hemisfério norte e sul, atravessado pela Linha do Equador e Meridiano de Greenwich, estando sobre uma única Placa Tectônica. Seu relevo e relativamente plano, com planícies, tendo montanhas altas como o Kilimanjaro com  5895 metros de altura. Todavia, a altura média do continente é de 750 metros acima do nível do mar.
                        O Povo africano é formado por negros de várias tribos, berberes, tuaregues,   bantos,  nilíticos,  pigmeus,  bosquímanos/khoisan malgaxes (povo de origem malaia, habitantes da Ilha de Madagascar), que falam várias línguas e dialetos, e por  árabes, judeus, chineses, holandeses,  e indianos trazidos pelos colonizadores ingleses.
                        O RACISMO foi praticado de forma violenta e opressora na África do Sul,  onde uma minoria branca de 14% dominou com mão de  ferro a população negra (86% que incluía mestiços e asiáticos)  por décadas, através do APARTHEID iniciado em 1911, que mobilizou a comunidade internacional em favor da Libertação de NELSON MANDELA   que liderou uma resistência pacífica a partir de 1950 e foi condenado à prisão perpétua em 1960  por causa disso. Mandela comandava o C N A  (Conselho Nacional Africano), sendo libertado após 28 anos na prisão.
                        2/3 dos portadores do vírus HIV estão na África, mas a África do Sul constitui 1/5 do PIB do continente. Além disso a África é rica em ouro, diamantes, (África do Sul, Zaire e Gana), respondendo pela maior parte da produção mundial desses minerais. Tem ainda petróleo, gás natural (Nigéria, Gabão, Líbia, Argélia e Egito), possuindo ainda urânio (África do Sul  e  Gabão), riquezas essas explorados por europeus e americanos (USA) que implantaram uma infraestrutura voltada para essa exploração de riquezas que em nada favoreceu o povo africano.
                        Pelos diversos fatores aqui apresentados os africanos vivem em eterna opressão e pobreza, oprimidos por seus próprios irmãos, através de guerras sem fim,  além da  pressão praticadas pelos alienígenas de várias nacionalidades que só querem suas riquezas, e pelos fanáticos muçulmanos (Boko Haran), que promovem massacres de povos de outras religiões e mesmo de muçulmanos não radicais como eles.
                                               Cotia, 09 de junho de 2015.
                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário