quarta-feira, 3 de junho de 2015

EDUCAR É UMA ARTE MUITO IMPORTANTE.

                                                    A  ADOLESCENTE  E  O  VOVÔ

                        Educar uma neta adolescente não é fácil, principalmente se você tem consciência de que a educação cabe à família, não à escola, como muita gente pensa. A formação do caráter, da personalidade, é feita pela convivência familiar, pelos exemplos recebidos, pelos LIMITES E REGRAS que devem ser impostos, e não são fáceis.
                        À escola cabe difundir conhecimentos específicos de várias áreas do conhecimento, habilitando o aluno de forma específica para sua vida e dificuldades do dia-a-dia.
                        Minha neta pediu para ir a uma festa num sábado a noite numa chácara na Granja Viana. Eu disse que iria pensar. Conversei com minha esposa a respeito e fomos nos informar sobre a referida festa.
                        Obtidas as devidas informações sobre o local, responsáveis, segurança, frequência, decidimos que ela poderia ir com as colegas e amigas de escola, duas das quais nossas vizinhas no condomínio onde  moramos. O pai de uma delas iria leva-las às 23: hs.  e eu iria busca-las às 03: horas do domingo. As adolescentes foram à festa para a qual se preparam por dias.
                        Correu tudo bem e duas  amiguinhas e vizinhas da minha neta dormiram em casa. No domingo eu e minha esposa fomos visitar minha mãe, com a qual almoçamos. No final da tarde voltamos para casa e a cozinha estava “uma loucura” (louças, talheres, restos de brigadeiro, espalhados pela pia).
                        Chamei minha  neta e pedi a ela que desse  um jeito naquela situação. Ela estava na Internet com seu PC. Eu aguardei algum tempo e como ela não fosse fazer o que eu pedira insisti educadamente.
                        Aguardei mais algum tempo e nada.
                        Não tive dúvida. Fui até ela, retirei o PC, interrompi a conexão. Pedi a ela que me entregasse seu celular, com  acesso à WEB e lhe disse que ela ficaria desconectada por uma semana.
                        Caiu o mundo para ela. Entrou em choque, em crise, chorou, esperneou, mas teve que aceitar e, além disso, teve que arrumar toda a “bagunça da cozinha”.
                        Ficou sem falar comigo três dias. Depois disso, após minha esposa conversar com ela, ela veio falar comigo.
                        Para resumir disse a ela o seguinte: você está numa idade maravilhosa em que “tudo pode”, mas se não estabelecermos regras e limites de conduta você vais chegar a um ponto de desrespeitar o direito do próximo e exigir os seus, o que não é certo.
                        É melhor você chorar hoje que eu posso consertar do que eu chorar amanhã e nada poder fazer a respeito.
                        Depois desse diálogo ela me abraçou e disse: “TE AMO VOVÔ”. Sem comentários...
                        EDUCAR NÃO É FÁCIL, MAS É NECESSÁRIO. REGRAS E LIMITES DEVEM SER IMPOSTOS, PARA O BEM DESSES “ABORRESCENTES”.
                        Cotia, 03 de junho de 2014.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                   A d v o g a d o                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário