quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O "POPULISMO" PARA MANUTENÇÃO DO PODER

                                  O  PERIGO  DO   “POPULISMO”
            Na década de 1920 a Argentina era sinônimo de riqueza, glamour, cultura e status social, referência mundial e o maior país da América do Sul, em termos de recursos financeiros e reservas cambiais em ouro.
                        Durante a 2ª. guerra forneceu alimentos para os aliados e tornou-se credora de grandes potências, apesar de seu líder político, PERON, ser simpatizante dos facistas de Mussolini e dos nazistas de Hitler, os quais recebeu de braços abertos após o fim do conflito mundial.
                        Até a década de 1940 a Argentina foi muito bem, tinha petróleo, exportava carne, trigo, milho, linhaça, mas em 1943   PERON assumiu como Secretario do Trabalho. Em 1945 assumiu a Vice Presidência e o Ministério da Guerra e depois disso sua ascensão política não parou mais, exercendo dois mandatos presidenciais entre 1946 e 1955, e outro entre 1973 e 1974, sendo que até hoje sua ideologia domina muitos argentinos, como ocorre aqui no Brasil com os admiradores de Getulio Vargas, “o pai dos pobres”.
                        Quando ascendeu ao poder PERON passou a favorecer os trabalhadores com vários direitos (13º. Salário, férias, etc, como fez Getulio Vargas), além de se apoiar em Sindicatos e movimentos sociais que eram controlados pelo governo. Sua mulher EVITA distribuía presentes aos pobres, inclusive dinheiro que vinha do próprio governo e de empresas aliadas (“alguma semelhança com o Brasil de hoje ???).
                        A Argentina está numa situação econômica e social muito complicada, bem diferente de 60 anos atrás.
                        A Venezuela “bolivariana” de Hugo Chaves e de seu pupilo MADURO também se encontra numa situação muito difícil, também em razão de praticas do “populismo” para manutenção do poder.
                        A dívida pública brasileira está em 2,15 trilhões de reais !!!
                        Alimentamos mais 50 milhões de brasileiros com o Bolsa Família, Bolsa Pescas !!!, vale gás, vale leite, e outras mais. Além das mordomias absurdas dos políticos que agora ainda desejam 26% de aumento em seus salários. Tudo isso sem contar com a sangria de bilhões dos cofres públicos através da corrupção (vide PETROBRÁS).
                        Um Ministro do STJ disser: “acho que nenhum outro país viveu tamanho roubalheira”-“O que é isso? Acho que os bandidos perderam a noção das coisas” !!!(Estadão-26.11.145-pg. A. 8)
                        Eles também dizem que nunca um  Juiz teve que ter tanta coragem para condenar, ou absolver, quando fosse ocaso, políticos e poderosos envolvidos em corrupção.
                        Esperamos que essa atitude prevaleça nos Senhores Magistrados encarregados de julgar o envolvidos  no “PETROLÃO”, sejam eles quem forem, doa a quem doer, não devendo ficar pedra sobre pedra, como disse nossa Presidente em discurso, logo após sua reeleição.
                                               Cotia, 26 de novembro de 2014.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d 

Nenhum comentário:

Postar um comentário