sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

SEGURANÇA É DIREITO E DEVER DE TODOS NÓS.

                                              SEGURANÇA  PÚBLICA
            A minha neta Rafaela pediu para explicar qual a diferença e porque existiam duas polícias em SP?
            Disse a ela que a Constituição Federal do Brasil, que é a maior lei do país, determina as competências de cada polícia. À Polícia Militar compete realizar o policiamento preventivo, ou seja, o policiamento ostensivo dirigido à prevenção do crime.Ela deve evitar a ocorrência de crimes com o patrulhamento das ruas com seus homens que são identificados e reconhecidos pelo fardamento que usam. Desta forma a Polícia Militar deve agir antes e para evitar que o crime ocorra.
            A Polícia Militar realiza também o patrulhamento das rodovias estaduais através da Polícia Rodoviária Estadual, o patrulhamento florestal através da Polícia Florestal. Realiza ainda o trabalho de socorro através do Corpo de Bombeiros, competindo-lhe também, por lei, a manutenção da ordem pública, como o controle e contenção de passeatas (Black Blocs), manifestações populares contra o governo, contenção de torcidas organizadas, liberação de vias como os recentes bloqueios de estradas realizados pelos caminhoneiros, que  muitas vezes tem conotação política e participação efetiva de agitadores profissionais, não sendo um trabalho nada fácil de fazer.
            À Polícia Civil compete por lei atuar depois do crime ocorrido, ou seja, deve investigar o crime para apurar como ele ocorreu, porque ocorreu e quem o praticou. Essas investigações devem fazer parte de um procedimento denominado inquérito policial,  que deve servir de base ao processo criminal que o criminoso deverá responder,  para condená-lo e levá-lo a cadeia para pagar por seus atos criminosos.
            Compete ainda à Polícia Civil realizar o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas, aos roubos e furtos, combater os crimes contra o meio ambiente, contra o consumidor, realizar trabalhos de inteligência e levantamento estatísticos, entre outras funções normativas.
            Na realidade uma polícia deve completar a outra para o bem da comunidade e da Segurança Pública e a bem da verdade ainda temos a Polícia Técnico-Científica a quem cabe realizar as perícias técnicas e levantamentos científicos para embasar as provas coligidas contra os criminosos. Temos ainda  a Polícia Federal a quem cabe apurar os crimes de natureza federal e de interesse da Segurança Nacional.
            Existe a Polícia da Polícia que são suas Corregedorias e que devem ser acionadas sempre que houver abuso de poder ou desvio de finalidades no trabalho policial. O fone da PM e 190, dos Bombeiros 193,  e da PC  197. O Telefone do Disque Denúncia é 181, ligado ao Ouvidor das Polícias  e que deve tomar as devidas providências em casos necessários.
            Ouvimos muitas críticas ao trabalho policial e muito raros elogios ao trabalho desenvolvido, mas uma análise que deve ser feita é que o policial deve ser melhor remunerado, deve ter melhores condições de trabalho, deve ser melhor preparado, mas o povo também deve ser muito mais bem  educado, deve ter muito mais consciência de sua cidadania, de seus direitos e obrigações e cumpri-los, porque somente desta maneira teremos uma sociedade melhor e mais digna, com  efetiva Segurança Pública.
                                               Cotia, 27 de fevereiro de 2014.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                                           A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário