sábado, 21 de fevereiro de 2015

A IMAGEM DO BRASIL LÁ FORA.

                                                          A   COLHEITA  (2)
                        Cada país colhe os frutos que seu governo planta, isso a nível nacional e em termos universal.
                        Analisando as manchetes da mídia de hoje verificamos que algumas atitudes da nossa Presidente são louváveis, outras não.
                        A atitude política e humanitária que ela tomou ao solicitar ao Governo da Indonésia que não executasse um brasileiro que lá foi condenado à morte por Tráfico de Drogas é louvável, mas não receber as credenciais do Embaixador desse país em aparente represália porque o pedido em questão não foi atendido é uma temeridade, isso porque tal atitude fere as normas comezinhas da diplomacial e interfere na sobernia legal daquele país asiático, com 10 milhões de habitantes, formado por mais de 17.500 ilhas, a 18ª. economia mundial e membro do G. 20. Quando o brasileiro se propôs a levar drogas aquele país sabia perfeitamente que o crime lá era punido com a morte, assumindo o risco de enfrentar essa situação atual, não cabendo ao governo brasileiro criticar tal medida.
                        O EUA estudam medidas para pressionar a Venezuela de Nicolás Maduro que “mandou prender o prefeito de Caracas”, (como mandou prender outros opositores de seu governo). A atitude dos americanos é coerente com um país que defende a democracia e  os direitos humanos no cenário internacional e deveria ser acompanhada pelo Brasil que diz ser uma democracia representativa e popular. A Venezuela enfrenta uma crise de abastecimento de gêneros alimentícios de primeira necessidade, talvez porque o preço do petróleo esteja em queda e a gasolina lá seja vendida a 0,02 centavos de dólar, sendo que a economia do país depende quase que exclusivamente da exportação do produto.
                        O Ministro da Fazenda Joaquim Levy “defenderá pacote fiscal em jantar com PMDB”. Defenderá o corte de gastos (pergunta: vão cortar as mordomias absurdas dos políticos ?). Na mesma parte diz que a Presidente alega que o governo não tem como “bancar” a correção da Tabela do Imposto de Renda 6,5%, que deverá ficar em 4,5% (enquanto a inflação gira em torno de 7% ?!), Como sempre a corda estoura para o lado mais fraco que é o povo !!!
                        Para finalizar esta singela análise das manchetes jornalísticas de hoje que, como sempre, não são nada animadoras para a sociedade, de um modo geral, vamos abordar o “PEDIDO DE SOCORRO” das empreiteiras ao ex-presidente LULA. O Senador Aécio Neves diz que é um acinte contra a democracia e ele não deixa de ter suas razões, mas a pergunta que eu faço é a seguinte: “será que o ex-presidente teria condições de ajudar os empresários a pagar os 4,5 bilhões de reais que o MPF está cobrando deles na Justiça Civil ???”
                        Como eu disse antes, cada um colhe o que planta e a nossa imagem perante a comunidade internacional deve estar em evidência diante das atitudes supra mencionadas.
                                   Cotia, 21 de fevereiro de 2015.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário