segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A CORRUPÇÃO COBRA UM PREÇO ALTO.

                                                     FUTURO   SOMBRIO
                        As perspectivas para o Brasil em termos de economia e no setor energético não são nada boas, infelizmente, mercê de alguns fatores preponderantes e que cobram sua conta infalivelmente.
                        Além do problema crônico de falta de chuvas que vem ocorrendo, a incompetência e má administração dos recursos existentes, além da falta de planejamento e corrupção no setor energético são absurdas e vão causar sérios danos e consequências para o povo brasileiro.
                        Verifica-se pelo país vários casos de desleixo com a coisa pública. Chega-se ao cúmulo de haver torres de energia eólica prontas e não haver linhas de transmissão para elas.
                        Em 2010 eu escrevi um  artigo intitulado “A BOLHA DO EIKE” sobre o perigo da ascensão e fortuna meteórica do empresário no ramo petrolífero, advertindo que não havia tecnologia para perfuração do pré-sal e que a mesma seria muito cara. Na época o barril de petróleo estava  na casa dos 140 dólares e hoje está perto de 50 dólares, não havendo muito possibilidade de retorno ao patamar anterior porque hoje quem determina as leis do mercado não é mais Arábia Saudita e Emirados Árabes, os quais aumentavam e diminuíam a produção de barris/dia para determinar seu preço. Hoje a produção dos EUA tem muita influência nisso, além da exploração do gás e óleo do XISTO que está em  franca ascensão naquele país.
                        O melhor exemplo disso é o colapso que está sofrendo a Venezuela, grande produtor de petróleo, mas dependente desse ramo para manter estável sua economia, que em virtude dos preços baixos do produto não consegue manter a importação de produtos básicos e provoca filas enormes nos supermercados, desespero da população, revoltas e comoção social.
                        A corrupção na PETROBRAS também vai cobrar o seu preço e o povo é que vai pagar, para variar. As ações das companhia estão caindo dia a dia e os prejuízos são de bilhões de reais, por culpa principalmente da irresponsabilidade e fisiologismo ideológico de um partido preocupado apenas em manter o poder pelo poder, pouco se lixando para os interesses nacionais.
                        No Brasil as fontes energéticas hídricas respondem por 80% da energia gerada, enquanto que nos EUA essa percentagem é de 7% e no restante do mundo de 16%. Isso demonstra nossa dependência das águas.
                        Vamos torcer para que esse trabalho da Polícia Federal e do MPF na Operação LavaJato alcance resultado e que com essa nova composição política no Congresso Nacional haja realmente uma oposição de verdade, com fiscalização e cobrança séria e efetiva dos atos do Poder Executivo,   para o bem da nação brasileira.
                        Acabar com a corrupção é difícil, mas dar um basta na impunidade é perfeitamente viável, basta boa vontade !
                                   Cotia, 02 de fevereiro de 2015.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d  v o g a d o


Nenhum comentário:

Postar um comentário