quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A ARTE DE SABER VIVER FELIZ

                                            A INTELIGÊNCIA NA VIDA
            A inteligência é formada por fatores genéticos, sociais e culturais, segundo as definições mais aceitas.
            A memória é um dos fatores primordiais na inteligência. Ela é seletiva, abre e fecha a recepção, dependendo da emoção que estamos sentindo. Emoções felizes, amorosas, abrem a recepção. Ao contrário, as emoções intensas negativas fecham essa recepção, elas são bloqueadas pela mente que não permitem que a memória guarde esses maus momentos. A memória assim age  para não exaurir nosso cérebro. A seletividade então funciona como um freio para o bem.
            Se não fosse assim seríamos levado a um  desgaste muito grande em razão de nossas emoções negativas, como por exemplo nos estresses muito intensos, como num concurso de beleza. Nesses casos a memória fica mais seletiva ainda.
            Nem sempre uma criança que teve uma infância feliz, amorosa, com os pais exemplares, está imune transtornos psíquicos durante a vida, podendo esses ter como causas uma desilusão amorosa, uma disputa profissional, frustrações normais do dia a dia.
            Somos capazes de dominar máquinas incríveis, como aviões, computadores, etc., mas não conseguimos dominar totalmente nossas mentes. Já experimentou evitar pensamentos ruins, quantas vezes você já sofreu por ansiedade, por fobias inexplicáveis.
            Uma fórmula para amenizar os maus pensamentos é contar até dez, elevar seus pensamentos a Deus,  é praticar a humildade, praticar um ato de amor.
            Todavia, em qualquer um dos casos deverá haver resiliência, que é a capacidade de voltar ao seu estado normal após um choque emocional, um trauma psicológico, ou seja, a capacidade de superar adversidades. Vergar e não quebrar.
            Em suma, precisamos de coragem e força de superação para passar pelos percalços da vida, ou aqueles criados pela nossa própria mente, que não são poucos.
            É PRECISO SABER VIVER. VIVER É UMA ARTE QUE SE APRIMORA DIARIAMENTE.
                                               Cotia, 1º. de Janeiro de 2015.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário