quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A CONVIVÊNCIA COM O CELULAR

                                    COMO LIDAR COM A GERAÇÃO “WEB”
            Muitos pais devem enfrentar um problema comum hoje. Como lidar com esses adolescentes que não “desligam” do celular (smartphones).
            Os pais saem para almoçar fora com os filhos e esses não desligam do celular nem para comer, ou seja, nem comem direito e nem interagem com seus familiares ao seu lado, somente se interessando pelo que está na web.
            Tenho um conhecido que é pai de um “nerd” e ele disse que estava muito preocupado com isso. Brinquei com ele que Bill Gates era nerd e hoje  é um dos homens mais ricos do mundo.
            Na realidade achar um meio termo, um caminho para lidar com  essa situação não é tão simples. Ela demanda muita paciência e perspicácia.
            Os pais devem preocupar-se com as amizades e os hábitos dos filhos, com seus atos de rebeldia, mas devem fazê-lo de uma forma inteligente, sem agressividade. Devem impor limites com  autoridade, não através do poder.
            Outro aspecto delicado na relação de pais e filhos é a privacidade que eles querem e tem direito, mas também com  certos limites. Eles não podem proibir os pais de entrar em seu quarto e os pais também não devem fiscalizar as coisas do filho de forma acintosa e indiscreta.
            Quando chega a puberdade e os instintos sexuais começam aflorar os adolescente tendem a ficar mais reservados e nessa fase o melhor a fazer é conquistar a confiança deles com conversas amigáveis e esclarecedoras.
            O computador deve ficar numa área comum da casa, na sala, por exemplo, porque assim você terá um controle ao menos psicológico sobre o seu uso.
            Quando seus filhos quiserem sair com  amigos não os proíba, mas é aconselhável leva-los e buscá-los, demonstrando que eles tem liberdade, mas existem limites também.
            NOMOFOBIA-é o medo de perder ou ficar sem o smartphone, ligada ao vícios  e à dependência que as pessoas tem desse aparelho.
            Hoje as ferramentas mais usadas são: twitter, facebook, instagran e wathasApp.
            Dirigir usando o celular é perigoso. Participar de reuniões ou compromissos sociais, estar com amigos e familiares sem desligar os aparelhos demonstra falta de educação, falta de interação, falta de respeito e demonstração de desinteresse pelas pessoas que estão ao seu lado.
            Hoje existem locais (restaurantes) que vedam o uso de celulares em seu interior.  Alguns jovens mais educados já fazem uma brincadeira de amontoar os celulares em cima das mesas dos restaurantes ou barzinhos onde estejam,  isso para poderem interagir entre eles de uma forma mais saudável.
            Os pais devem,  apesar das dificuldades normais a eles, conhecer um pouco da tecnologia usada pelos filhos,  até para poderem interagir com  eles nesse sentido.
            Esperamos que as “dicas” ajudem os “velhos” como eu.
                                   Cotia, 22 de janeiro de 2015.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                               A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário