sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

SE NÃO SOUBERMOS LEVAR, ELE ACABA CONOSCO.

                                      O   PESO   NAS   COSTAS

            Há um ditado chinês que diz: “o segredo da longevidade é comer a metade, dormir o dobro e sorrir  três vezes mais”.
            A diferença fundamental da filosofia oriental para a ocidental é que aquela não enaltece um DEUS, ela prioriza o ser humano como parte essencial do universo.
            O budistas afirmam que o sofrimento está intimamente ligado ao desejos  insatisfeitos, ou ao ciúmes, à insegurança, à inveja, ao egoísmo.
            O taoísmo  diz que o mundo ficará bem melhor se seguirmos as leis naturais do amor, da solidariedade, do perdão, da renúncia em favor do semelhante, ou seja, as leis naturais da vida.
            Pode-se observar facilmente que os orientais estariam bem próximos da “iluminação total” se seguissem fielmente todos esses preceitos.
            Quando nascemos somos livres, leves e soltos. Nossa carga é muito pequena, mas com o passar dos anos vamos acumulando cargas e mais cargas que podem acabar tornando insuportável o peso e o caminho a seguir.
            Quais seriam os fatores do excesso de carga: preocupação em demasia, ansiedade desmedida, pessimismo habitual, tristeza, ciúmes doentio, insegurança, raiva, medo, preocupação intensa e contínua, egoísmo, consumismo, sede de sucesso.
            Uma pessoa que não é escrava da preocupação, da ansiedade, do pessimismo, que procura ser compreensiva, que procura perdoar seu semelhante, não guarda rancor, que vaio corroendo por dentro, uma pessoa que encara a vida sem medo, com alegria e que não tem  inveja, que não tem insegurança e não é egoísta, essa pessoa tende a viver muito mais e muito melhor que outras.
            Se essa pessoa ainda tiver a felicidade de um amor verdadeiro, se der valor às pequenas coisas da vida, se não se preocupar de forma doentia com o sucesso,  com o consumismo e com  materialismo, essa pessoa poderá dizer que  é feliz de verdade e verdadeiramente iluminada.
            NÓS OCIDENTAIS DIRÍAMOS: ELA É ABENÇOADA POR DEUS.
                                   Cotia,  23  de  janeiro  de  2015.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário