segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SUCESSO NÃO É GARANTIA DE FELICIDADE.

                                          O  SUCESSO  E  A  FAMÍLIA

            Há algum  tempo um amigo me procurou pedindo ajuda. Informou que havia se separado após 21 anos de casamento e estava deprimido, sem entender as razões da separação e sem saber o que fazer. Pediu para eu falar com a ex-esposa dele pra ver o que poderia ser feito. Como amigo do casal aceitei a incumbência.
            Esse amigo é um  CEO de uma multinacional, muito bem sucedido social e economicamente. Sua esposa e psicóloga e tem um consultório particular onde atende três vezes por semana. O casal se conheceu na época de faculdade e tem dois filhos adolescentes.
            Conversando com a esposa, depois de algum tempo ela disse o seguinte: “eu tinha tudo e ao mesmo tempo não tinha nada...não tinha marido e  meus filhos não tinham pai”.
            Analisando tudo o que ouvi do casal cheguei às seguintes conclusões: 1) o meu amigo sempre foi um homem ambicioso e determinado ao sucesso o qual conseguiu, mas o preço que teve que pagar foi muito caro: a desestruturação de sua família; 2) ele entendia que  oferecendo tudo o que o dinheiro podia comprar para a família tudo estaria bem, um engano muito sério e que é cometido por boa parte dos homens bem sucedidos; 3)quando cobrado pela esposa e filhos por sua ausência ele dizia que “não tinha  tempo” por causa dos compromissos de negócio e com isso ele foi abrindo um  abismo entre ele e seus entes queridos, fissura essa que vai ser muito difícil para ser fechada agora.
            Todavia, nada é impossível quando se tem amor de verdade. Quando o amor é verdadeiro, feito de preocupação com o próximo, com solidariedade, com companheirismo, com humildade, com renúncia, com perdão, com carinhos e afeto, tudo pode ser alcançado.
            Essas observações eu fiz ao casal. A esposa recebeu com muito altruísmo minhas ponderações. Meu amigo, com o era esperado, ficou recalcitrante a respeito, mas depois de muita conversa paciente acabou por aceitar que teria que fazer uma profunda reflexão sobre si mesmo e procurar mudar suas atitudes.
            Eu disse que o sucesso e a família não são incompatíveis, mas você deve separar tempo e ocasiões para os dois. Quando você estipular um compromisso familiar, por exemplo, ir ver sua filha dançar na escolinha, você não pode faltar alegando “negócios”. A sua ausência irá calar muito fundo na criança e causará uma sensação de vazio em sua esposa.
            A reiteração dessas ausências provoca uma ruptura cada vez maior que pode levar à separação e a um caminho sem volta. Felizmente, não foi o que aconteceu com o casal meu amigo que já está se entendendo, os filhos também, com grande possibilidade de reconciliação.
            Mas essa reconciliação só está sendo possível porque houve o entendimento que uma relação só pode ser construída e mantida com confiança, respeito e com AMOR VERDADEIRO.
                                        Cotia, 19 de janeiro de 2015.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA          

                                                           A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário