quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A VIOLÊNCIA É CAUSADA PELO SER HUMANO.

                               O 11 DE SETEMBRO DO CHILE E DO  USA


                        No dia 11 de setembro de 1973 houve um GOLPE DE ESTADO no Chile que derrubou o regime democrático constitucional do Presidente Salvador Allende, articulados por oficiais da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financiamento do USA e da Cia, bem como de organizações terroristas locais, como a Patria Y Libertad. O Golpe foi comandado pelo general Augusto Pinochet que se proclamou Presidente.
                        Havia o MIR organização de extrema esquerda que era combatido pelo  grupo terrorista neofacista Patria Y Libertad, de extrema direita,  apoiado pela Cia e por elementos da marinha e do exército.
                        Allende era socialista, apoiado pela Unidade Popular, grupo de partidos de esquerda. Na época a Guerra Fria entre USA e URSS estava no auge e não interessava aos americanos ter mais um país socialista, sob influência comunista, na América.
                        Durante a ditadura militar de 1973 a 1990 houve muitos abusos, muitas prisões arbitrárias, torturas, repressão violenta, execuções, violações dos direitos humanos, política anticomunista, alinhamento político ao bloco capitalista liderado pelo USA.
                        Em 11 de setembro de 2001 houve ataques terroristas contra o  USA praticados pela al Qaeda, comandada por Osama ben Laden, quando 19 terroristas sequestram quatro aviões comerciais de passageiros. Dois aviões foram jogados contra as Torres Gêmeas, no Word Trade Center em NY, que implodiram duas horas depois, derrubando prédios ao lado e causando muitos danos. O terceiro avião foi jogado contra o Pentagno, sede do Departamento de Defesa do USA, nos arredores de Washington DC.  O quarto avião caiu num campo aberto na Pensilvânia, depois que passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle da aeronave. Morreram quase três mil pessoas, de 70 nacionalidades diferentes. O prejuízo financeiro foi de bilhões de dólares, mas o prejuízo maior e que perdura até hoje foi a dignidade e o orgulho dos americanos que foram seriamente afetados.
                        Osama bem Laden foi morto dez anos depois no Paquistão por fuzileiros navais americanos, sendo seu corpo sepultado n o mar.
                        Depois desse atentado uma nova ordem mundial foi estabelecida e o combate ao terrorismo tornou-se prioridade de segurança nacional e internacional.
                        Cotia, 10 de setembro de 2015.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                   A  v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário