sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CORRUPTOS NÃO SÃO HERÓIS NACIONAIS.

                                            QUESTÃO  CULTURAL

                        Se um alto político fosse envolvido num escândalo de corrupção, como o que está acontecendo aqui no Brasil, e isso ocorresse num país sério, como o Japão, com cultura, disciplina e valores milenares, as consequências seriam completamente diferentes.
                        No país asiático o envolvido afastar-se-ia, espontaneamente, pediria desculpas e em alguns casos poderia até praticar o “arakiri” (por termo à própria vida).
                        Aqui no Brasil ocorre justamente o contrário. O acusado se diz vítima de uma armação de seus inimigos políticos e faz tufo para conservar seus privilégios e poderes, com a conivência de seus pares.
                        Tudo bem que até prova em contrário, uma pessoa deve ser considerada inocente e tem direito ao devido processo legal, com acusação, contraditório e ampla defesa. O ônus da prova cabe a quem acusa e não acreditamos que o Chefe do Ministério Público Federal fosse leviano ao promover uma acusação tão grave e séria contra o Presidente das Câmara dos Deputados se não estivesse lastreado em fortes indícios a respeito. Além do que os acordos de delação premiada e de leniência que tem sido efetivados demonstram que existe muita sujeira a ser apurada envolvendo empresários, agentes públicos e políticos. Basta atentar para o acordo firmado pela Camargo Corrêa para devolver as cofres públicos nada mais, nada menos,  do que 700 milhões de reais.
Alguém disse que seria um gesto de grandeza a renúncia da Presidenta diante da situação política degradante em que se encontra, sem condições de governar. Esperar gestos nobres da maioria dos políticos é mera utopia num país como o  nosso, onde ainda predomina a cultura da impunidade dos poderosos, cultura essa que a PF, o MPF, o Juiz Sergio Moro e a sociedade, através dos movimentos sociais e de demonstrações de força e união nas ruas estão tentando mudar.
                        ACORDA   BRASIL ! ! !
                        Cotia, 21 de agosto de 2015.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                   A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário