quinta-feira, 9 de abril de 2015

OS ESPANHÓIS DERAM SUA CONTRIBUIÇÃO .

                                              HISPANO-BRASILEIROS
                        Peço licença aos meus leitores para abordar os hispano-brasileiros, que são brasileiros descendentes de espanhóis, que representam hoje cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil.
                        Faço isso em homenagem a todos os hispano-brasileiros, em especial ao meu querido amigo de infância BARTOLOMÉ  MUNUERA, com quem cortava capim quando criança para alimentar os coelhos do seu pai, isso porque nós só poderíamos  brincar depois de cumprida essa tarefa para ele.
                        Para se ter uma idéia do que representa essa quantidade de hispano-brasileiros no Brasil esclareço que a população atual da Espanha é de cerca de 48 milhões de habitantes, num território de 504.030 KM2, sendo o 9º. PIB mundial e o 23º. em IDH, tendo uma qualidade de vida muito acentuada.
                        Espanha teve origem no termo Hispânia que os romanos usavam para designar geograficamente a Península Ibérica (os gregos a chamavam de Ibéria).
                        A Espanha é uma Monarquia Constitucional Parlamentarista, cuja capital é Madri. Faz divisa ao norte com a França, Andorra, e Golfo de Biscaia, a noroeste/oeste com o Oceano Atlântico e Portugal, ao sul e leste com o Mar Mediterrâneo. Já foi império mundial, sendo que no mundo cerca de 400 milhões de pessoas falam espanhol, possuindo terras além mar em vários locais do mundo.
                        No Brasil é a terceira maior colônia, atrás somente dos italianos e portugueses, estando à frente dos alemães e japoneses.
                        A Imigração para o Brasil começou em 1870, mas fortaleceu-se no final do sec. XIX, quando o governo brasileiro começou a subsidiar a passagem para a vinda de famílias inteiras para o nosso país. A maioria dos espanhóis se concentrou em  São Paulo.
                        Uma curiosidade sobre os espanhóis é que uma houve uma época em que eles agregaram os portugueses que passaram a ser  considerados conterrâneos, isso entre 1580 a 1640, durante a União Ibérica, quando Portugal se uniu à Espanha.
                        Para o Brasil vieram em maior números galegos e andaluzes, cerca de 600 mil entre 1890 e 1960, sendo que 80% vieram com as famílias que contribuíram muito para o desenvolvimento do país com o seu trabalho, sua cultura e seus costumes.
                                   Cotia, 09 de abril de 2015.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                                   A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário