sábado, 25 de abril de 2015

NÃO ADIANTA SE ESCONDER, UM DIA A CASA CAI.

                              "O FUJÃO VAI VOLTAR"
 “Itália decide extraditar Pizzolato. Ex-diretor do Banco do Brasil, membro do PT, fugiu para a Itália m 2013 para evitar de ser preso, após ser condenado a 12 anos de prisão no escândalo do “Mensalão”. Ele tem cidadania italiana e foi preso por uso de passaporte falso em nome do irmão falecido. Será a primeira vez que a Itália irá extraditar um cidadão para o Brasil, sendo que esse país europeu respeitou a decisão judicial que condenou o fugitivo, ou seja, foi respeitada a soberania brasileira nessa decisão.
         Em 2010 o Brasil se recusou a devolver o ex-terrorista Cesare Battisti que havia sido condenado na Itália por homicídios lá praticados anos antes.
         Quem se recusou a devolver Battisti foi o Presidente Lula, em decisão pessoal, poder que lhe era conferido pela Constituição do Brasil, portanto, perfeitamente legal, apesar de ser totalmente discutível.
         Como se pode observar nos dois casos houve duas decisões diferentes, sendo que na decisão italiana respeitou-se a sentença judicial transitada em julgado, acatando-se o julgamento da lei naquele país. Respeitou-se a soberania das leis e daquele país europeu, o que já não aconteceu em 2010 quando Lula não quis devolver Battisti à Itália, quando esse estava escondido aqui no Brasil.
         Agora, fazendo a justiça que nós desejamos, a Itália manda de volta “O Fujão”, para que ele responda pelos crimes que aqui praticou, o que nada mais é do que justo.
         Devemos apreender com a velha escola italiana as boas maneiras, principalmente que não devemos nos meter em decisões alheias que desconhecemos as razões.
         Vivendo e aprendendo.
                   Cotia, 25 de abril de 2015.
                  
                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                            A d v o g a d o 

Nenhum comentário:

Postar um comentário