terça-feira, 7 de abril de 2015

A IRMANDADE ENTRE ITALIANOS E BRASILEIROS

                                          A  ITÁLIA  E  O  BRASIL
                        O Brasil é a segunda pátria dos italianos (“oriundis”), onde vive a maior parte dos 20 milhões que deixaram a Itália  a partir do final do sec. XIX.
                        Os primeiros imigrantes italianos chegaram em Santa Cruz     ES, em 21 de fevereiro de 1874, oriundos de Gênova, de onde partiram em 03 de janeiro num barco a vela chamado “La Sofia”, numa expedição denominada “Tabacchi”, que trouxe 386 famílias para as terras de Pietro Tabacchi .  Por esta razão o dia 21 de fevereiro ficou sendo o “Dia do Imigrante Italiano” aqui no Brasil.
                        A partir de 1875 começaram a vir levas de italianos para o Brasil que necessitava de mão-de-obra barata, isso porque desde 1850 estava proibido o comércio de escravos, por imposição dos ingleses, havendo escassez de trabalhadores nas lavouras. Os primeiros imigrantes foram para o Sul, PR, SC e RS, e depois para o Sudeste SP (1907), MG e ES. De 1860 a 1920 saíram da Itália 7 milhões de italianos, sendo que para o Brasil vieram 1.243.633 imigrantes, que contribuíram e muito com o desenvolvimento do nosso país, isso porque eram destemidos, determinados e muito trabalhadores.
                        A saída dos imigrantes propiciou à Itália , que na época era formada por sete reinados e ducados, um desenvolvimento melhor, pois na época havia no país muita gente e pouca comida, além do que eles mandavam dinheiro para os parentes que lá ficaram.
                        Em 1848 surgiu Giuseppe Garibaldi que unificou a Itália depois de vários anos e muitas lutas e que oferecia aos colonos, que representavam 4/5 da população, a oportunidade  de possuírem terras para que pudessem trabalhar no que fosse seu, condições que até então não tinham, aliás esses colonos não tinham direito a nada e muito menos uma condição de vida digna, razão maior da revolução que houve depois.
                        Garibaldi nasceu em Nice/França em 1807. Chegou ao Brasil em 1935, com 28 anos de idade, onde conheceu Bento Gonçalves, participando da Revolução Farroupilha. Depois lutou no Uruguai, depois na Itália, depois na França, viveu nos EUA, sendo um  revolucionário autêntico.
                        Essas dificuldades  vividas na Itália e as oportunidades  oferecidas aqui no Brasil talvez expliquem o sucesso e a identificação dos “oriundis” com os brasileiros, e vice-versa.
                        Oferecemos uma segunda pátria, mas aprendemos muito com esse povo alegre e de personalidade marcante.
                                               Cotia, 07 de abril de 2015.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                                           A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário