terça-feira, 5 de janeiro de 2016

PERIGO ÁRABE.

                                                         ORIENTE  MÉDIO

                        Arábia Saudita, Bahrein e Sudão cortam relações diplomáticas com o Irã e isso pode afetar o equilíbrio e a paz no Oriente Médio.
                        Para entender o que está acontecendo necessitamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente no sec. VII quando da Morte do Profeta Maomé, isso porque a maioria (SUNITAS) desejava que o sucessor do mesmo fosse seu descendente, mas a minoria (xiitas( desejava que o sucessor do profeta fosse escolhido, ou eleito entre eles. Essa divisão de opiniões perdura até hoje, provocando muitas lutas, violências e mortes, entre várias facções do islamismo.
                        O Irã, o Iraque, a Síria,  os xiitas, os alauitas, estariam de um lado, e a Arábia Saudita e outros 34 países que se uniram  contra os terroristas estariam do outro lado, mas  isso só no papel, porque na pratica os mesmos países que lutam contra o terrorismo são os mesmos que os apoiam financeiramente.
                        A maioria do islamismo é de sunitas, cerca de 80%, sendo que os restantes 20% são xiitas. Todavia, existem lugares onde predominam uma ou outra maioria. Tem lugares onde predominam os xiitas, como no Bahrein, mas são comandados por sunitas,   e tem lugares onde predominam os sunitas, como na Arábia Saudita.
                        Face a todas essas divisões e ideologias diferentes é que existem essas diversas situações beligerantes e que causam toda essa  bagunça violenta, colocando em risco todo o Oriente Médio e a paz  mundial. ]      
                        Como deixaram claro os aliados de Riad, os países ocidentais, bem como a ONU,  as partes envolvidas nesse conflito devem manter a calma e procurar uma solução pacífica para os problemas.
                        Não é com invasões e ameaças que os problemas irão se resolver, muito pelo contrário.
                                   Cotia, 05 de janeiro de 2016.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                               A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário