sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O PERIGO CHINÊS.

                                             O  PERIGO DO LING LIG

                        As bijuterias chinesas, as mais baratas, podem oferecer sérios riscos à saúde pública, isso porque elas são produzidas com um material conhecido por cádmio, um metal pesado que mesmo em baixa                 concentração é extremamente tóxico.
                        Essas bijuterias baratas chinesas são feitas com uma liga de metal revestida por outro metal que deixa a peça niquelada, cromada, dourada, ou prateada, o chamado “banho”. A qualidade de uma peça está intimamente ligada à substância do material usado.
                        O cadmio é um material barato e maleável e por esta razão é muito usado nesse setor junto com o zinco, em maior concentração do primeiro, bem mais acessível.
                        Na Europa a presença de cadmio não deve ultrapassar 0,01% e nos USA não deve ultrapassar 0,03%, mas no Brasil já houve casos de apreensões de bijuterias chinesas com um porcentagem 50 vezes maior que isso, sendo considerado até CANCERÍGENO por uma Portaria do Ministério  do Trabalho.
                        A absorção do cadmio se dá lentamente pelo organismo e com sérias consequências danosas para ele. Uma bijuteria constante em contato com a pele provoca esse efeito, podendo provocar intoxicação aguda e dores abdominais, náuseas, problemas respiratórios. Pode haver intoxicação crônica que é muito mais grave e pode afetar até os rins e causar problemas cardiovasculares, acúmulo de ácido úrico, fraquezas musculares, osteoporose.
                        A OAB do Brasil está trabalhando para que o Brasil tenha uma legislação para prevenir e tratar esse problema que é muito sério, envolvendo aspectos sociais e problemas do Meio Ambiente.
                        A saúde pública é um problema muito sério e não se deve descuidar de nenhum detalhe a seu respeito e por esta razão procuramos dar essa contribuição à sociedade em geral, conforme matéria publicada no Jornal da OAB e que nos permitimos reproduzir, em arte, e m nosso BLOG.
                        Cotia,  06 de janeiro de 2015.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILVA

                                   A d v o g a d o

Nenhum comentário:

Postar um comentário