quarta-feira, 24 de julho de 2013

TRAGÉDIA ANUNCIADA

                          O PERIGO DE NOVAS TRAGÉDIAS

            Em janeiro deste ano morreram 242 jovens, na flor da idade, que tinham saído apenas para se divertir, pela irresponsabilidade de algumas autoridades, principalmente municipais, de Santa Maria-RS, onde estava instalada a famigerada BOATE  KISS, que não tinha saída de emergência, extintores de incêndio, sinalização adequada e brigada de incêndio, itens basilares e primordiais para que uma casa desse porte pudesse funcionar.
            Perguntas que devem ser respondidas: como a casa estava funcionando? De quem é a responsabilidade ? como impedir novas tragédias como essa?
            Respostas: se a casa estava funcionando irregularmente a culpa é da fiscalização que não teve competência ou foi omissa, não impedindo o seu funcionamento ilegal.
            A responsabilidade  maior da fiscalização é da prefeitura municipal, através de seus agentes.
            Para impedir novas tragédias como essa tem que haver uma conjugação de esforços e responsabilidades. Primeiramente a fiscalização deve ser rígida e eficiente, não se deixando corromper, que não é bem o que acontece. Além disso as prefeituras tem que deixar de criar dificuldades para vender facilidades, acabando com a burocracia absurda que existe a respeito, tornando as exigências mais praticas, objetivas e passíveis de serem cumpridas rapidamente. Em contrapartida, os proprietários dos estabelecimentos também tem que procurar os meios para cumprir a lei e oferecer segurança a seus clientes.
            Ao Corpo de Bombeiros, subordinado ao Governo do Estado,  compete realizar as vistorias nas casas noturnas,  de shows e clubes, para depois fornecer, ou não,  o laudo respectivo (Laudo de Vistoria). Para fornecer esse laudo a casa vistoriada tem que ter saída(s) de emergência devidamente sinalizada, extintores de incêndio/hidrantes e pessoal treinado em segurança e combate a incêndio, exigências básicas estas previstas em lei.
            Sem o Laudo de Vistoria dos Bombeiros a Prefeitura Municipal não pode fornecer ALVARÁ (Autorização) para funcionamento do estabelecimento comercial (“conditio sine qua non”).
            Em dois anos o Corpo de Bombeiros da Capital de SP teria negado 2/3 dos pedidos de Laudos de Vistorias requerido, em virtude da falta dos itens já citados.
            Uma famosa boate em SP diz que está aguardando Alvará há 25 anos  (deve  ser  brincadeira) ?!
            Outra boate, uma das mais famosas e caras (se não for a mais) funcionaria    sem   o   competente   alvará ?! (omissão  ou  corrupção?).
            Se as Autoridades competentes não agirem com seriedade e firmeza, outras tragédias como a da Boate Kiss poderão ocorrer, com  mais mortes de inocentes por causa da irresponsabilidade de alguns.
            “Data vênia”, talvez fosse o caso de intervenção no problema do próprio defensor da cidadania, no caso o MP, ou da própria OAB.
                                                 SP: 24/7/2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                                   Email:  gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário