domingo, 14 de julho de 2013

ARTE DO RENASCENTISMO

A R T E – DA  VINCI  E  MICHELANGELO

          LEONARDO di SER PIERO da VINCI, ou simplesmente LEONARDO DA VINCI, artista renascentista italiano, nascido em 15/4/1452, nas proximidades de Florença, autor de “GIOCONDA” (A Mona Lisa), uma das pinturas mais famosas de todos os tempos. Era um artista completo, um verdadeiro gênio, versado em anatomia, matemática, engenharia, música, naturalismo, arquitetura, esculturas e inventor de várias máquinas.
         Foi estagiário de VERROCHIO em Florença, viveu uma época em Milão trabalhando para a Corte de Ludovico Sforza. Trabalhou também para o rei Francisco I, da França, onde faleceu em 1519, aos 67 anos de idade.
         Características de seu trabalho em artes plásticas (pinturas): usava a técnica da perspectiva, usava cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, imagens principais centralizadas com paisagens ao fundo, expressões de sentimentos.
         Principais pinturas: Gioconda, Leda, Dama de Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A  Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madonna das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madonna do Fuso, Leda e o Cisne.
         Invenções: máquina voadora, maquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor e submarino.
         Trabalhos Científicos: o homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo do pé e da perna, anatomia do olho, estudo da gravidez e dos embriões.um  templo centralizado.
         Da Vinci é considerado o pai da técnica do “sfumato”, que permite criar gradientes perfeitos numa pintura, criando, luz e sombra.
         Frases: “Quem pouco pensa, muito erra”. “A sabedoria é a filha da experiência”.

MIGUEL ANGELO di LUDUVICO BUONARROTI SINONI, ou simplesmente MICHELANGELO,  outro artista excepcional e expoente do fase Renascentista Italiana. Nascido em 06/3/1475 e falecido em 18/2/1564, aos 89 anos de idade. Era pintor, escultor, poeta, arquiteto.
         Suas obras principais foram: Pietá (escultura num bloco de mármore de 1499, que está na Basílica de São Pedro, no Vaticano). A escultura de David, que está num museu em Florença, feita também em mármore em 1504. A pintura do Teto da Capela Sistina,  realizada entre 1508 e 1512, uma obra simplesmente fascinante, sua obra mais famosa na pintura. Pintou também   A Sagrada Família.  Esculpiu também a imagem de Moisés, e outras obras.
         Viveu a infância e a adolescência em Florença, sendo aprendiz de Domenico Girlandaio e depois de Lorenzo  de Médici, entre 1490/92.
Em 1547 foi indicado como ARQUITETO OFICIAL da Basílica de São Pedro, no Vaticano, sendo o responsável direto pela cúpula da mesma.
         Frases famosas: “Bem vindo é o sono, mais bem vindo é o sono de pedra”. “Enquanto crime e vergonha continuam na terra, minha sorte feliz é não ver e ouvir”.”Não me acordem, por piedade, sussurrem baixo”.  
         Essa fase Renascentista Italiana produziu vários artistas em Florença, em Veneza, como RAFAEL, BOTTICELLI, e outros.
                            SP: 14/7/2013.

                            GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                      A d v o g a d o

                            Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário