sábado, 13 de julho de 2013

O SISTEMA POLÍTICO DEVE SER REFORMADO

REFORMA   POLÍTICA
                        Com muito tristeza li no Estadão de hoje que foram entrevistados 114 mil pessoas em 107 países, sendo que 65%  acham que os partidos políticos são corruptos (no Brasil essa porcentagem chega a 81%). Lamentável !!!
                        A tristeza é porque os partidos políticos são necessários à democracia, caso contrário teremos um  governo totalitário que não representa a  maioria.
                        Está em pauta no momento a REFORMA POLÍTICA. Eu sou a favor do VOTO DISTRITAL MISTO COM RECALL.
Vou tentar esclarecer o que é isso. O país é dividido em Distrito Eleitorais, mais ou menos proporcionais à sua população e território, sendo que os eleitores elegem os seus representantes locais, permitindo uma  maior proximidade e maior fiscalização sobre eles. Além disso, se os eleitos não se comportarem satisfatoriamente, poderão ser destituídos do mandato outorgado, bastando para isso que  3% dos eleitores locais assinem uma petição a respeito e seja convocado um plebiscito. O sistema como um  todo não é afetado. Aí configura-se o governo do povo, pelo povo e para o povo. Prevalece a ética, a moral, a honestidade e a meritocracia dos representantes do povo.
Nesse sistema os eleitores votam duas vezes: a primeira nos candidatos do seu Distrito Eleitoral e depois nas legendas (partidos políticos) a fim de comporem o sistema federativo.
Os votos nas legendas são computados em todos os Estados e Municípios (Sistema Proporcional), conforme quociente eleitoral (total de cadeiras divididas pelo total de votos válidos). Já os votos majoritários são destinados aos candidatos dos distritos eleitorais, escolhidos pelos partidos políticos, vencendo o mais votado.
             O Brasil é uma República Federativa Presidencialista. República porque o Chefe de Estado é eleito pelo povo para período determinado. Federativa porque os Estados e Municípios têm autonomia política. Presidencialista porque o Presidente da República é Chefe de Estado e de Governo.
            O sistema político é a forma de governo predominante num Estado constituído de instituições políticas. Esse sistema permite a organização do poder sobre a sociedade.
            Nosso sistema político hoje tem três forma: Majoritário para eleger os Chefes dos Executivos nas três esferas:federal, estadual e  municipal, e para eleger os Senadores. A eleição do Presidente, Governadores e de Prefeitos com  cidades com  mais de 200.000 habitantes ocorrem em dois turnos. O sistema proporcional é usado para eleger os nossos representantes no Poder Legislativo.
            Todavia, não adianta Reforma Política alguma se o povo não se conscientizar do que  seja CIDADANIA, de seus direitos e obrigações, de que deve fiscalizar e cobrar os seus representantes, bem como que haja mecanismos e organismos eficientes para efetivar as necessárias providências a respeito.  
                                               SP, 13/07/2013.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o
                                               Email; gbs.1977@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário