terça-feira, 9 de julho de 2013

QUEM VAI PAGAR OS PREJUÍZOS ?

A  “B O L H A”  DO  EIKE

            Há três anos, quando o fenômeno Eike Batista e sua petroleira OGX eram a sensação do momento, comentei com minha mulher e filhos: “tudo isso pode ser uma bolha”.
            Eles perguntaram por quê? Eu respondi que era muito ufanismo em pouco tempo e que não acreditava que houvesse tecnologia atual para exploração de petróleo a 7.000 metros de profundidade, caso do pré-sal.
            Não sou economista, engenheiro, nem geólogo, nem tenho bola de cristal,  mas procuro o bom senso do cidadão comum e bem informado sobre as notícias diárias.
            Em 2009 Eike Batista apregoou que em dez anos estaria produzindo um milhão de barris dia, marca que a Petrobras alcançou em cinquenta anos. Há uma semana atrás ele disse que o único poço de petróleo seu que poderia produzir  iria fechar em 2014 por falta de condições técnicas e financeiras para sua exploração (há quatro meses atrás ele disse que desse poço poderiam extrair cerca de 110 milhões de barris?!). As ações da  OGX  perderam quase 50% de seu valor nomina na bolsa de valores.
            Consta que Eike, com ajuda governamental, conseguiu de bancos estatais  (BNDS, CAIXA ECONÔMICA) 10,4 bilhões de reais em empréstimos a logo prazo e com juros baixos.
            Consta também que hoje a dívida das empresas do GRUPO “X”, de Eike Batista,  passam de 11 bilhões de reais, razão pela qual os acionistas das empresas estariam querendo bloquear os seus bens .
            Perguntas que devem ser respondidas: quais as garantias dadas aos empréstimos conseguidos junto ao BNDS e CAIXA? Quem vai arcar com os prejuízos ?  Quem são os responsáveis por essas ações perdulárias?
            Com esse dinheiro daria para se realizar diversas melhorias na vida dos brasileiros comuns e simples mortais.


            O que fica difícil de entender é como os técnicos do governo, CVM,  bem como as autoridades diretamente ligadas ao assunto permitiram que a situação chegasse  a esse ponto.
            Queremos acreditar que seja por  incompetência, falta de previsão, falta de bom senso e não má fé como alguns querem fazer crer agora.
            O que não pode acontecer é o povo pagar pelo prejuízos que por ventura possam vir a ocorrer em decorrência de tudo isso.
                                   SP. 09/07/2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                                   Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário