PERDAS COM ACIDENTES DE TRÂNSITO
O Brasil é o
5º. colocado no ranking mundial de acidentes de trânsito com mortes (cerca de
40.000/ano). O 1º. é a Índia, depois vem a China, o USA, a Rússia. O custo
anual para o país, com acidentes de trânsito, é da ordem de 30 bilhões de reais (1.3 do PIB) e correspondente à arrecadação de impostos de
sete Estados da Federação (1/3 do país) -
Acre, Amapá, Alagoas, Tocantins, Maranhão,
Paraíba e Sergipe juntos (v. informações da Internet).
Segundo a ABRAMET os acidentes de trânsito com
motos, somente na cidade de São Paulo, custaram aos cofres públicos em 2011 a
quantia de 98 milhões de reais.
Em 2009
houve 1.3 milhões de acidentes com
mortes em 178 países, com cerca de 30/50 milhões de feridos. O custo
global com acidentes por ano é de US 518 bilhões.
No Brasil
2/3 (66,6%) das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas. O número de
homicídios dolosos (com intenção de matar) é de 50.000/ano (26 mortes por cada
100 mil habitantes). O número de homicídios culposos (acidentais) é de 40.000/ano
(22,4 mortes por cada 100 mil habitantes). A frota brasileira em 2010 era de
64.817.974 veículos automotores com
63,24 mortes por cada 100 mil veículos), um absurdo. A Europa tem uma
frota 4 vezes maior com um número de acidentes com morte 3 vezes menores que a
do Brasil.
O Brasil tem
1.400.000 km de estradas (somente 18% asfaltadas) e algumas delas apresentam um
estado calamitoso e a falta de manutenção chega a ser criminosa, isso porque é
uma das maiores causas de acidentes que
causam as 40 mil mortes por ano, mais de 350.000 feridos/ano, com 1/3 de
ferimentos graves. Uma morte no trânsito custa para nós contribuintes cerca de
$550.000,00. Um ferimento grave chega a custar $90.000,00 por tratamento.
No Brasil
acontece uma morte no trânsito a cada 22 minutos e um acidente a cada 57 segundos (FONTE: PORTAL DO
TRÂNSITO).
Esse
quadro caótico só pode ser mudado
através de algumas providências básicas, mas eficientes: 1-Educação, para conscientizar
o povo de seus direitos e deveres; 2-Engenharia, com estudos e obras para
melhoria do trânsito; 3-Fiscalização mais eficiente e menos corrupção;
4-Punições severas e efetivas, tanto no âmbito penal como no administrativo e
civil; 5-Primeiros Socorros eficientes com pessoal gabaritado para esse fim .
As
Autoridades também têm que cumprir suas obrigações legais: só para se ter uma ideia,
está tramitando no Congresso Nacional uma lei para punir os administradores
(governadores e prefeitos) que não cumprem o Código Nacional de Trânsito que
determina que o total de multas arrecadados deve ser revertido integralmente para melhoria do trânsito, o que não está
acontecendo. No ano passado em São Paulo
foram arrecadados 600 milhões em multas e somente $150.000,00 foram aplicados
para melhoria do trânsito, o resto foi desviado para outras finalidades??!!!
SP.
02 de dezembro de 2013.
GILBERTO
BARBOSA DA SILVA
A
d v o g a d o
Email:
gbs.1977@hotmail.com
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