quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A SUPER POTÊNCIA MUNDIAL

        U  S  A  ( E U A)
        Estados Unidos da América (do Norte)-capital Washington, área 9.83 KM2, população mais de 317 milhões de habitantes, 4º. maior país em tamanho e o 3º. em população. Concentra a maior imigração e diversidade de raças, etnias, culturas, com  geografia e clima extremos e diversificados, com uma grande variedade de vida selvagem. É uma República Federativa Constitucional, dividida em 50 estados membros, mais 16 territórios, incluindo o Alasca, Havaí, Porto Rico, Guan, Ilhas Virgens Americanas, e outros. É a  maior economia e a única super potência  mundial, com PIB de 16.7 trilhões de dólares (estimativa para 2013), sendo 23% do PIB global. O seu gasto militar é responsável por 39% do gasto do planeta, com várias frotas navais, frota de submarinos atômicos, onze porta-aviões, cerca de 300 navios, 3.700 aviões (USNAVY), mais 6.000 aviões da USAF, 160 aviões não tripulados, com 2.161 mísseis de cruzeiro, mais 500 mísseis balísticos intercontinentais, mais de meio milhão de soldados no exército (USARMY), mais a Guarda Nacional, Fuzileiros Navais, Forças Especiais, cerca de 9.000 tanques de guerra,  com  poder de enfrentar vários conflitos ao mesmo tempo e intervir em qualquer parte do mundo imediatamente.
Tem o maior arsenal atômico do planeta. Foi o primeiro e único país a usar esse material em guerras (Hiroshima e Nagasaki, no Japão, no final da 2ª. guerra mundial).
 O governo americano e ONGS ajudam vários países em várias partes do mundo. É um império capitalista de proporções gigantescas e, como outros  impérios anteriores, tem seus admiradores e seus detratores, mas seu poder, domínio e alcance são inegáveis.
            Há 15.000 anos atrás paleo-índios vindo da Ásia estabeleceram-se  no território onde hoje é os USA. No sec. XVI houve a colonização por parte de ingleses na costa atlântica, sendo estabelecidas 13 colônias com autonomia e governo próprio cada uma. Por causa de cobrança de impostos e exigências excessivas começaram os desentendimentos com a coroa da  Inglaterra que acabou na Revolução Americana iniciada em 04 de julho de 1776, com a Declaração de Independência pelos representantes  das treze colônias. Somente em 1783 a Grâ-Bretanha reconheceu a independência das colônias, pondo fim à guerra, que teve franceses aliados aos americanos. Foi a primeira vez que uma colônia derrotou o império. A atual Constituição dos USA é de 21/6/1788, sendo que as dez primeiras Emendas (Bill of Rights) foram ratificadas em 1791, para garantia dos direitos civis e liberdades fundamentais do povo.
            No sec. XIX houve uma expansão territorial dos USA muito intensa (aquisição da Lousiânia da França (1803), da Flórida da Espanha (1819) da Califórnia do México (1848), do Texas  (1845), e outras), dobrando o tamanho do território americano.
            Em 1861/65 houve a Guerra Civil Americana, no norte contra o sul, para acabar com a escravidão, mão-de-obra barata utilizada pelos estados sulistas na lavoura do algodão. O conflito foi vencido pelo norte, mais industrializado e mais próspero. A partir daí industria desenvolveu-se de forma acentuada e já no final do sec. XIX proporcionou que os USA se tornasse  a primeira economia mundial.
            A guerra Hispano-Americana e a 1ª. guerra mundial conformaram os USA como potência militar global. Depois da 2ª. guerra mundial, onde os USA enriqueceram mais ainda como fornecedores de material aos aliados, os americanos passaram a ser considerados como super-potência mundial, ao lado da URSS,  (que desintegrou-se em 1991). Iniciou-se aí a chamada “guerra fria”, com os USA protegendo o bloco ocidental e a URSS protegendo o bloco oriental (OTAN  X  PACTO DE VARSÓVIA).
            Os EUA (USA) é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, com poder de veto. Sua economia é alimentada por uma abundância de recursos naturais, uma infra-estrutura muito bem desenvolvida, sendo um dos maiores fabricantes do mundo (nos mais variados setores), líder em pesquisa científicas e inovações tecnológicas, com cultura e força política respeitada em todo o mundo. Colocou astronautas em solo lunar há 44 anos atrás, feito inigualável até hoje, dominando os inventos e tecnologia  espaciais.
            É potência esportiva em várias modalidades, como a natação, boxe, basquete, vôlei, incentivando seus atletas que têm a melhor preparação do mundo, razão de sua predominância em termos de medalhas olímpicas.
            Seu estilo e condições de vida (IDH 0.937 ///PIB per capita US$ 52.839 dólares) são invejados no mundo inteiro e talvez  por isso, junto as outras causas ideológicas, culturais e econômicas sofra com  o fantasma do terrorismo.
            Um de seus maiores exemplos de liberdade e democracia foi a eleição de um negro (2008), de origem africana, com um nome totalmente diverso da cultura americana (BARACK OBAMA), reeleito (2012) para um segundo mandato numa sociedade exigente e altamente politizada como  a  dos  EUA.
                                   SP: 17/dezembro/2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o
                                   Email: gbs.1977@hotmail.com



Um comentário:

  1. .."eleição de um negro (2008), de origem africana, com um nome totalmente diverso da cultura americana" Well, and I must say that since then this great nation never been so divided and in such disarray and spiral downfall. Para-fraseando o nosso ilustríssimo e letrado Chico .. digo-lhe pois: Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal: Ainda vai tornar-se um império colonial Arabe-Africano! Quelle dommage! :(

    ResponderExcluir