quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

RUSSIA = A 2a. POTÊNCIA MILITAR DO PLANETA

                             R   Ú   S   S   I   A

            Rússia, ou Federação Russa, capital Moscou (Moscovo), maior país continental do mundo com 17.075.400 KM2  (1/9 do globo terrestre), com uma população de 143.5 milhões de habitantes. República Constitucional cujo Presidente atual é Vladimir Putin. Bandeira branca, azul e vermelha, em listas horizontais. Fica ao norte da Eurásia, fazendo fronteira de noroeste para sudeste com: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, e Polônia (ambas através de Kaliningrado), Bielorrúsia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. Faz fronteira marítima também com o Japão,  pelo Mar de Okhestsk, e com os USA pelo Estreito de Bering (Alaska), na divisa da Ásia com a América no Norte.
            A Rússia surgiu entre os sec. III e VIII por eslavos do leste, dirigidos por nobres oriundos de guerreiros vikings e por seus descendentes. O 1º. Estado Eslavo foi a Rússia Kievana, no sec. IX, que adotou o cristianismo ortodoxo do Império Bizantino, bem como assimilou parte de sua cultura (988) que, juntamente com  a eslava deu origem à cultura Russa. A Rússia Kievana desintegrou-se com o passar do tempo em pequenos Estados Feudais. O Estado sucessor de Kiev foi a Moscóvia que serviu como principal força no processo de reunificação da Rússia e na luta da independência contra a Horda de Ouro. A Moscóvia foi dominando um a um os principados russos, reunificando-os. Dominou o legado cultural e político da Rússia Kievana. No sec. XVIII houve uma expansão muito grande do Império Russo, através de guerras de conquistas, o qual se tornou o 3º. maior do mundo, indo da Polônia, na Europa, até ao Alasca, na América do Norte. Desde essa época estabeleceu poder e influência no mundo todo (1721/1917). (o primeiro czar (Cezar) Ivan (O Terrível) dobrou o território russo através de conquistas (1547). Depois passou a ser o maior e principal representante da URSS (1922/1991), uma superpotência. A Federação Russa (Rússia) sucedeu a URSS, sendo hoje a 8ª. economia mundial, o 5º. Orçamento militar, sendo um dos cinco países detentores de arsenal nuclear, tendo o maior arsenal de armas de destruição em massa do mundo, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, do G. 8,  do G. 20, APEC, OCX., além de destacado Membro da CEI. A Rússia tem uma longa tradição de Excelência em educação, saúde, arte, ciências, tecnologia, dominando 1/3 da Ásia e metade da Europa. Na Rússia 79.8 são russos, sendo que o restante da população é dividido entre 160 etnias. 73% urbanos, falando-se mais de cem idiomas (80% russo). 100 milhões são cristãos ortodoxos, o restante é dividido entre islamistas, budistas e judeus, além de ateus e agnósticos (13%).
            Seu arsenal atômico é o 2º. do mundo, bem como sua frota de submarinos nucleares, sua marinha de superfície, além de sua força de tanques e força aérea. Produz suas próprias armas, inclusive modernos caças MIGs e SUKOI. É o principal fornecedor de armas no mundo (30%) (fornece para 80 países).
            É rico em  petróleo e gás natural, com uma economia crescendo 7% nos últimos anos, sendo forte também na literatura, pintura, música, danças, esportes. Divide a supremacia espacial com os USA.
                                               S P: 11 de dezembro de 2013.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o
                                                           Email:  gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário