domingo, 8 de dezembro de 2013

URSS A 2a. POTÊNCIA MUNDIAL DE 1945 A 1991

                U   R    S    S

            União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (CCCP), criada em 1922  extinta em 1991, capital Moscou (Moscovo), área de 22.402.200 KM2, com 293 milhões de habitantes (1991). Estado  Socialista localizado na Eurásia, governado por regime unipartidário altamente centralizado e dominado pelo Partido Comunista. Suas raízes foram a Revolução Russa de 1917 que derrubou a autocracia imperial e depois montou um Governo Provisório derrubado pelos bolcheviques,  liderados por VLADIMIR LENIN que formaram a República Socialista Federativa Soviética Russa. Depois disso veio a Guerra Civil Russa entre os exércitos vermelho (apoiado pelos comunistas) e branco  (apoiado pelos USA, Grã Bretanha, França e mais  13 países). O Exército Vermelho entrou em vário territórios do antigo Império Russo e ajudou os comunistas locais a tomar o poder. Em 1922 os bolcheviques foram vitoriosos a criaram a União Soviética (URSS), unificando as Repúblicas Soviéticas da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia. Com a morte de LENIN em 1924   JOSEF STALIN     assumiu o poder com base na filosofia estatal e ao marxismo-leninismo, além de muito terror e crueldade contra os opositores e membros do próprio Partido Comunista.  Ele derrotou TROTSKY, que foi exilado no México e morto em 1940 por agentes soviéticos. A URSS industrializou-se rapidamente e passou à um a economia planificada com a coletivização das propriedades, base de apoio para o esforço de guerra posterior e para o domínio soviético após o fim  da 2ª. guerra mundial que conseguiu reunir 15 Repúblicas Soviéticas (países satélites da URSS).
            A Revolução Russa de 1917 teve seu início em 1905, quando a Rússia perdeu a batalha naval para o Japão. O Czar Nicolau II começou a perder prestígio a partir daí, depois complicou mais sua instabilidade com sua inabilidade política e falta de sensibilidade, que levou à sua deposição em 1917 e depois ao extermínio dele e de toda sua família pelos comunistas, acabando de vez com  a época dos czares e com o Império Russo que se expandira por quatro séculos.
            No início da 2ª. guerra mundial a URSS assinou um tratado de não agressão com a Alemanha Nazista, inicialmente para evitar um  confronto entre as duas, mas em 1941 os nazistas invadiram a Rússia  e deram início ao maior e mais sangrento teatro de guerra da história. A URSS foi a que suportou as maiores perdas da guerra, como a famosa Batalha de Stalingrado (hoje S. Petersburgo) e na Europa  Oriental. Mas os russos foram os que infringiram as maiores baixas ao exércitos nazistas e conquistaram territórios dominados pelo Eixo na Europa Central e Oriental, sobre os quais mantiveram  seu domínio. Posteriormente a diferença de ideologia e políticas com o bloco ocidental levou à “guerra fria” entre URSS e USA, com pactos econômicos e militares de ambas os lados.
            Após a morte de Stalin em 1953 o regime comunista deu uma suavizada. A URSS teve um avanço tecnológico muito grande, lançando o 1º. Satélite Artificial (o Sputinik) em 1957 e o primeiro voo espacial tripulado com Yuri Gagarin,  fatos que criaram  a corrida espacial com os USA. A crise dos mísseis em Cuba de 1962 levou a URSS e os USA à beira de um confronto atômico, evitado pelo bom senso de ambas as partes envolvidas (Kennedy e Khrushchev). Em 1979 a Rússia invadiu o Afeganistão e as tensões entre americanos e russos aumentaram. A Rússia ali lutou por 10 anos e não conseguiu o que desejava. Na década de 1980 o último líder soviético MIKHAIL GORBACHEV tentou reformar a URSS introduzindo a GLASNOT  e  a  PERESTROIKA, tentando democratizar o país e acabar com  a estagnação econômica. Não conseguiu, pois surgiram movimentos nacionalistas e separatistas, levando a uma tentativa de golpe de estado em 1991 por membros da linha dura do partido comunista. A tentativa falhou e o Presidente Russo BORIS YELTSIN teve um papel preponderante nessa derrota, que resultou na proibição do Partido Comunista. Em 25/12/1991 GORBACHEV renunciou e as 12 Repúblicas  restantes surgiram como países independentes na dissolução da URSS. A Federação Russa sucedeu a URSS em direitos e obrigações. A Ucrânia sempre foi a que mais resistiu ao Comando Central da URSS e aos   Grandes Expurgos de 1936.
            Após o fim da 2ª. guerra mundial os USA criaram o PLANO MARSHALL para ajudar economicamente os países do bloco ocidental, e os Russos criaram o COMECON para ajudar seus aliados. Em 1949 os USA, Canadá, e Europa Ocidental criaram a OTAN. Em 1955 a URSS criou o Pacto de Varsóvia com seus aliados da Europa Oriental. A “Guerra Fria” entre USA e URSS durou 45 anos e teve lances importantes, como a Guerra da Coréia de 1950/53, Guerra do Vietnã de 1962 a 1975, a Guerra do Afeganistão de 1979 a 1989, Guerra das Malvinas de 1982 e a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962.
            Em 1953 assumiu KHRUSHCHEV como líder da URRS,  que denunciou os horrores praticados por STALIN (20/35 milhões de mortes por execução, prisão, deportação com trabalhos forçados na Sibéria, fome e frio) . Tentou implantar uma convivência pacífica entre o comunismo e o capitalismo, com o que muitos não concordavam. Houve vários rompimentos, o maior foi o da China 1950/60.
            Depois veio o líder LEONID BREJNEV, que cultuava a filosofia de STALIN, havendo um retrocesso nesse aspecto. Pregava a hegemonia socialista e que a URSS seria o eixo socialista do mundo. Defendia a Teoria da Soberania limitada e o culto à personalidade (Satalin), bem como a manutenção de um a burocracia na política. Tentou reabilitar o nome de STALIN e não conseguiu. No seu governo a URSS atingiu o seu ápice político, econômico e militar, bem como no esporte. O povo teve sua qualidade de vida melhorada. A saúde e educação foram exemplos mundiais. A Industria cresceu e houve um  avanço tecnológico incrível. BREJNEV morreu em 1982, após quase duas décadas de governo. Foi sucedido por IURI ANDROPOV, ex-agente secreto, que morreu em 1984. Foi sucedido por KONSTANTIN  CHEMENKO, homem de confiança de BREJNEV e que morreu em 1985, representando o fim da  “LINHA DURA” do PC. Depois veio o jovem MIKHAIL GORBATCHOV, apoiado por um POLITIBURO também jovem e progressista. Os custos com a “guerra fria”, a manutenção do equilíbrio na fronteira com a China e a Guerra do Afeganistão (manutenção de um  exército de mais de 2 milhões de soldados) levaram a URSS ao colapso econômico, junto com outras causas. A PERESTROIKA (reconstrução econômica) e a GLASNOT (transparência política) de GORBATCHOV não deram certo, principalmente por causa da resistência dentro da próprio partido comunista. Em 1989 ocorreram as primeiras eleições livres no mundo socialista e os regimes comunistas começaram  a ruir um  atrás do outro (Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Bulgária, Romênia. Houve revoltas em massa.  Na noite de 09/11/1989 o Muro de Berlim começou a cair depois de 28 anos. Em 1990 as duas Alemanhas foram reunificadas. O PIB da URSS caiu vertiginosamente. GORBATCHOV foi perdendo poder, chamado de fraco e traidor da URSS, até ser afastado (férias) na Crimeia, numa tentativa de Golpe de Estado dos conservadores do POLITIBURO (19/8/1991),  que não deu certo. Em 21/8/1991 GORBATCHOV retornou a Moscou.Em setembro as Repúblicas Bálticas da Letônia, Lituânia e Estônia declararam sua independência. Em 1º. De dezembro foi a vez da Ucrânia. Em 21/12/1991 a Federação Russa (Russia, Ucrânia e Bielorússia) assinaram u m documento declarando extinta a URSS. A declaração oficial de GORBATCHOV aconteceu em 25/12/1991 e a extinção oficial em 31/12/1991, sendo retirada do Kremelin a bandeira vermelha com a foice e o martelo. Surgiu então a COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES (CEI).
            O termo soviético   deriva do termo russo sovietes  que significa conselho, grupo corporativo, associação de classes de trabalhadores.
            A URSS foi extinta, mas a RÚSSIA, que era a base da URSS, e que surgiu em 882 em Kiev (Ucrãnia) continuou, e mais forte. Sobre a RÚSSIA falaremos em outro artigo.
                                               SP. 07/dezembro /2013.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o
                                                              Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário