sábado, 28 de dezembro de 2013

O GOVERNO FEDERAL AUMENTA IMPOSTOS

                                         O  APETITE  DO  LEÃO

            A maioria dos analistas econômicos diz que o Brasil vai mal das pernas, mas o governo teima em dizer o contrário, talvez por causa da “maquiagem” usada nos indicadores econômicos.
            Só este mês,  com a venda de dólares pelo BC,  o Brasil perdeu cerca de 8 bilhões, tentando equilibrar a situação e proteger investimentos.
            A inflação (oficial) beira os 6%, mas a tabela do Imposto de Renda foi atualizada (mais uma vez) abaixo da inflação em 4,5%.
            A defasagem, que já virou rotina nos últimos anos, vai ser objeto de ação junto ao STF por parte da OAB. No ano passado quem ganhasse até $1.710,78 por mês estava livre de pagar 7,5% de imposto de renda. Este ano o limite passou para $1.787,87, bem aquém do que deveria ser.
            Em 1996 estavam isentos do pagamento de impostos quem ganhasse  6,5 salários mínimos. Hoje essa percentagem caiu para 2,4. Hoje a carga tributária no PIB é de 35,8%, com um  aumento substancial nos últimos anos.
            A título de ilustração, a passagem de final de ano no Litoral Norte de São Paulo, num hotel de primeira linha, fica em torno de 30 mil reais (7 dias). Uma viagem para Madri (Europa)  fica em $5.180,00 (7 dias). Para a  Disney fica em $7.630,00 (5 dias). Alguma coisa está errada nessa história, concordam?
            A diferença da atualização da Tabela do Imposto de Renda irá proporcionar ao governo federal um aumento na arrecadação de impostos bem substancial. Desejamos que o dinheiro seja bem gerido e bem empregado e não sirva para mais corrupção.
            O governo federal também achou um jeito de conseguir mais dinheiro, numa época ideal (final de ano) ao taxar em 6,38% o saque de dinheiro no exterior, bem como o uso de cartão de débito e cheques de viagem. Até hoje a taxa era de 0,38% !!! Como as viagens ao exterior nessa época do ano aumentam muito a medida foi bem esperta, diga-se de passagem.
            Apesar de todas essas lamentáveis manobras, não podem tirar do povo o direito de sonhar com um mundo melhor, com um Brasil melhor, com mais amor, mais solidariedade, mais ética, mais seriedade e menos corrupção e impunidade, bastando lembrar junho de 2013.
            FELIZ ANO NOVO. COM MUITA FÉ, SAÚDE E SUCESSO.
                        SP: 28/dezembro/2013.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                   A  d v o g a d o

                        Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário