sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O JOGO DA POLÍTICA E MUITO COMPLEXO

                                            RECADO    DO    P M D B
                        Esta semana vi alguns comentários no SBT, na Globo e da Band a respeito do “recado” enviado pelo Presidente da Câmara dos Deputados à Presidente Dilma.
                        Logo depois das eleições já ouvira um comentário de que haveria retaliação por parte do nobre deputado que perdera as eleições no RN e culpava o apoio de LULA ao seu adversário.
                        Agora, com  essa rejeição aprovada ao projeto de Dilma com relação aos Conselhos Sociais os deputados estão avisando a Presidente que sua vida não será nada fácil e que ela deverá colocar em pratica o que declarou logo depois de reeleita, ou seja, que vai “abrir o diálogo” e construir pontes.
                        A política do “toma lá da cá” não vai mudar tão cedo e o que se vislumbra nas atitudes dos n obres parlamentares é que eles desejam mais espaço junto ao Governo Federal, ou melhor, desejam cargos nos Ministérios e nas estatais que possam lhe render dividendos políticos e outros mais, quem sabe.
                        A  independência e harmonia dos Poderes idealizada por Montesquieu no sec. XVIII fica só no papel, porquê na pratica os poderes estão sempre interdependentes, influenciando uns nos outros.
                        O Executivo depende do Legislativo para aprovar seus projetos. Este por sua vez depende de verbas que são liberadas por aquele, O Poder Judiciário também depende da liberação de recursos por parte do Executivo, além de sofrer indicações de seus membros e que depois poderão julgar seus padrinhos.
                        Mas esse jogo não é privilégio do Brasil,  ele ocorre no mundo inteiro, com maior ou menor intensidade. A diferença é que em muitos países o sistema legal funcionada e não há impunidade como aqui, fato que corroi toda a sociedade e isso é o que precisa ser mudado.
                        Para se mudar essa mentalidade temos que começar pelas pequenas coisas.  Onde não há pequenas sujeiras, nunca haverá grande estragos. Onde existe ética e respeito o crime não prospera.
                                   Cotia, 31 de outubro de 2014.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                                   Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário