quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MAIS UMA PORRADA NOS BONS VALORES

                                          INCENTIVO  A  CORRUPÇÃO
            As manchetes de hoje na mídia são um incentivo à corrupção, senão vejamos: “Pizzolatto fica livre na Itália;  Dirceu vai cumprir pena em casa”-v. Estadão capa e pg. A 4 e A 6.
            Condenado por corrupção a 12 anos e 7 meses de prisão no “processo do mensalão” Pizzolatto disse que não tem drama de consciência e que não fugiu apenas “salvou a sua vida”. Outros condenados no mesmo processo ergueram o punho em sinal de luta,  quando eram levados para a cadeia, como verdadeiros “heróis” do partido ao qual pertencem. Esse cinismo e desfaçatez só é possível num país onde a cidadania não é exercida em sua plenitude, como no Brasil.
A Corte de Apelação de Bolonha, na Itália,  aceitou a argumentação da defesa do criminoso foragido do Brasil e que tem dupla cidadania, a brasileira e italiana, de que aqui não há condições carcerárias para se respeitar os direitos humanos, condição admitida pelo próprio Ministro da Justiça recentemente. Pergunta: o que o Governo Federal fez no últimos anos para efetivamente melhorar essa situação ? Não há muita preocupação com  esse setor, apesar de crucial, porquê ele não rende votos, mas afeta muito nossa segurança.
O Brasil não pode reclamar de nada porquê no caso de Cesare Battisti, ativista italiano, condenado por homicídio na Itália,  que teve sua extradição negada por Lula e recebeu asilo político no Brasil, a decisão também não agradou aos italianos.
Todavia, os ingredientes políticos nos dois casos e suas consequências nefastas para a moral e os bons costumes, que afetam a credibilidade das instituições, são altamente condenáveis e prejudiciais, vistos por qualquer pessoa de senso comum e com bom discernimento.
           
                                    Cotia, 29 de outubro de 2014.
                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário