terça-feira, 28 de outubro de 2014

A INFLUÊNCIA ECONÔMICA NAS ELEIÇÕES

                                           O EFEITO  BOLSA  FAMÍLIA
            O Brasil tem um pouco mais de 200 milhões de habitantes, com cerca de 140 milhões de eleitores. Cerca de ¼ do total, 50 milhões de pessoas são consideradas pobres e uma parte abaixo dessa linha.
            Os programas de assistência social do Governo Federal socorre essa faixa de cidadãos brasileiros. A lei 10.836/04, regulamentada pelo Decreto 5209/04 prevê o Bolsa Família, o programa de assistência social mais abrangente e que atinge cerca de 13 milhões de famílias.
            O cadastramento, manutenção e fiscalização da relação das pessoas que irão ser beneficiadas por esses programas fica a cargo das Prefeituras Municipais espalhadas pelo Brasil, cerca de 5550.
            O Bolsa Família tem quatro tipo de benefícios:
1-o BÁSICO para famílias extremamente pobres com renda per capita até $70,00, independentemente da composição familiar;
2-o VARIÁVEL para famílias com filhos até 15 anos, com um total de cinco beneficiários, com total de $175,00, podendo acumular com o Benefício BÁSICO, podendo chegar assim a $252,00 mensais por família;
3-o VARIÁVEL P/JOVENS que beneficia família com  filhos entre 16/17 anos, matriculados na escola, com $42,00 por filho, podendo ser dado a dois jovens, totalizando $84,00;
4-e o benefício para a superação de extrema pobreza cujo valor  vai depender da análise da situação real da família, podendo acumular esse benefício e os demais, podendo chegar ao total de $336,00.
            No município de Nova Santarém, no interior do Pará, com 6880 habitantes, onde 1283 famílias são atendidas pelo Bolsa Família, cerca de 69% da população, recebendo em média $239,15 cada família, a Presidente Dilma Roussef teve 78% dos votos válidos. Como Nova Santarém encontra-se em área de preservação ambiental permanente eles recebem também o Bolsa Verde que representa $300,00 a cada trimestre. Além disso muitos receberam uma casa do Governo Federal, com  42 m2, com fogão, geladeira, freezer, máquina para moer açaí e máquina para torrar farinha de mandioca. A base econômica na localidade é a pesca, a agricultura de subsistência e o extrativismo de caranguejo, onde o IDH é de 0,58. Numa cidade europeia normal o IDH é de 0,97. Existem milhares de municípios pelo Brasil em situação semelhante a este do Pará.
            O pedreiro Jorge dos Santos Assis, 29 anos diz:” a Dilma me deu tudo, menos a mulher”. Ele recebe $260,00 junto com a mulher e dois filhos e vivem numa casa dada pelo Governo Federal.       “Não tem como não votar na Dilma. Não sabíamos se o Aécio iria manter Bolsa Família,” diz Mara esposa de Jorge.
            “ O povo fala que sem a Dilma iria acabar tudo”, diz Jucélia Teixeira Alves, 38 anos, que votou em Dilma e vive com mais sete pessoas numa casa de pau a pique e aguarda para receber uma do Governo Federal - vide Web - Eleições 2014.
            Um conhecido estadista americano disse: “o melhor benefício social é dar trabalho ao ser humano”. Outra disse: “quando o governo retirar de quem produz para dar a quem não produz a sociedade estará fadada aos caos”.
            A bíblia já dizia: “em vez de alimentar, ensine o homem a pescar”.
            O Brasil está numa situação muito delicada em termos sociais e econômicos e a Presidente Dilma Roussef vai ter muito trabalho e muitos problemas pela frente se quiser colocar a casa em ordem.
                                    Cotia, 28 de outubro de 2014.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o
                                   Email: gbs.1977@hotmail.com

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário