sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O IMPÉRIO DO SOL NASCENTE

J  A  P  à O

            Japão, país insular da Ásia Oriental, cuja capital é Tókio, no Oceano Pacífico, composto por  6.852 ilhas (arquipélago), sendo as maiores Honshu, Hokaido, Kynshu e Shikoku (97% da área terrestre), com uma população em torno de 128 milhões de habitantes. Fica a leste do mar do Japão, da República Popular da China, das Coréias, e da Rússia. Monarquia Constitucional, com um Primeiro Ministro como Chefe de Governo e o Imperador Akihito como representante do Estado japonês. É chamado de “A Terra do Sol Nascente”. É uma região montanhosa com muitos vulcões (Alpes Japoneses e Monte Fuji), sendo a 10ª. população mundial.
            Sua capital Tókio tem a maior região metropolitana do mundo, com cerca de 30  milhões de habitantes, sendo a 3ª. economia do mundo e o 4º. Exportador/importador mundial. É o único país asiático membro do G8. Tem um padrão de vida excelente, como seu nível cultural (10º. IDH) e a maior expectativa de vida do mundo, com índice de mortalidade muito baixo (vide OMS  e  ONU).
            Foram encontrados vestígios de civilização datados de 35.000 anos e próximos à Ilha der Okinawa foram encontrados monumentos submersos que datam de 11.000 anos (os mais antigos do  mundo). Foram encontradas cerâmicas jamon datadas de 14.000 anos. A Cultura YAYOI (250 a.C - 250 d.C) introduziu no Japão a agricultura, a metalurgia, o  bronze e o espelho.
            O Japão foi unificado a 1ª. vez por YAMATO (sec. VI), que conquistou a Península da Coréia. Em 552 surgiu o Budismo no Japão, oriundo da Coréia, combatendo o Xintoísmo e seus sacerdotes. As duas religiões foram unificadas sobre o predomínio budista. Após a morte do Imperador SHOTOKU em 622 e um  período de guerras civis, o Imperador  KÔTOKU deu início à reforma TAIKA, concentrando todos os poderes em suas mãos (à semelhança da Dinastia TAN).
            Em 1710 a capital japonesa foi transferida de ASUKA para NARA, dando início a um novo período da história local, com forte influência da cultura e tecnologia CHINESA. O Budismo cresceu e foram criados vários templos. Depois veio e Era Feudal, com a capital em KIOTO, havendo o rompimento do Imperador KAMMO com  os  monges budistas. A Partir de então foi estabelecida a escrita japonesa e uma nova literatura. Surgiram os SAMURAIS, que eram guerreiros e protegiam a corte. Todavia, as disputas entre os Clãs guerreiros TAIRA, NOKIYOMORI E MINAMOTO, no Yoritomo, levaram a uma nova guerra civil que acabou somente em 1185 com a ascensão de MINAMOTO que estabeleceu o governo do XOGUNATO em KAMAKURA. O poder  real era exercido localmente pelos XOGUNS que foram derrotados pelos SAMURAIS que tomaram suas terras (daimyo).
            Entre 1467/77 houve a guerra entre os clã  KOSOKAWA  e YAMANA, que acabou de vez com o XOGUNATO.  No sec. XVI os portugueses chegaram ao Japão e proporcionaram uma troca comercial e cultural, levando também muitos missionários que evangelizaram 150.000 japoneses até 1582, os quais converteram-se ao catolicismo, com cerca de 200 igrejas católicas. Nessa época o Japão tinha 26 milhões de habitantes, mais do que qualquer país ocidental.
            Em 1560 ODA NOBUNAGA dominava o Japão, sendo sucedido por TOYOTOMI HIDEYOSHI que unificou novamente o país em 1590. Foi sucedido por TOKUGAWA IEYASU que fundou um novo XOGUNATO com capital em EDO e expulsando os portugueses e demais estrangeiros do Japão, iniciando uma perseguição aos católicos (política do SAKOKU) que levou à  morte os 26 mártires japoneses. Essa políticas isolou o Japão por cerca de 250 anos, até 31/3/1854 quando lá chegou uma esquadra dos USA exigindo a abertura dos portos ao comércio exterior com a assinatura do Tratado de KANAGAWA. A Guerra BOSHIM restabeleceu o Poder Central do Imperador como MEIJI do Japão em 1868. Em 1894/95 houve a vitória na guerra sino-japonesa e em 1904/05 a vitória contra os russos e a conquista da Coréia e das Ilhas de Taiwan e Sacalina, mantendo o interesse japonês sobre a Manchuria. Tudo isso consolidou o Japão como o país mais influente da Ásia.
            Na 1ª. Guerra Mundial o Japão aproveitou para aumentar seu plano de expansão e de militarização, juntamente com os aliados. Em 1931 ocupou a Manchuria e foi condenado pela Sociedade Internacional, sendo que dois na os depois deixou a Liga das Nações. Em 1936 assinou o PACTO ANTICOMINTEM com a Alemanha Nazista, juntando-se às Potências do Eixo em 1941. Nesse mesmo ano assinou um pacto com a União Soviética para respeitar o território de Manchukuo e da República Popular da Mongólia. Em 1937 o Japão invadiu outras partes da China, precipitando a 2ª. guerra sino-japonesa (1937/1945). Em 1940 o Japão invadiu a Indochina Francesa e após esse fato sofreu embargos petrolíferos por parte dos USA. Em 07/12/1941 o Japão atacou a Base Naval  de Peral Harbor, declarando guerra aos USA, Reino Unido e Países Baixos. Isso ocasionou a entrada dos USA na 2ª. Guerra Mundial e o bombardeio atômico de Hioroshima e Nagasaki em agosto de 1945 por parte dos americanos, obrigando à rendição incondicional do Japão. Os países asiáticos (principalmente o Japão) perderam milhões de vidas e toda sua infra-estrutura e indústria.
            Em 1947 o Japão aprovou uma nova Constituição pacifista. A ocupação do Japão pelos aliados ter minou em 1952, sendo o país assimilado pela ONU em 1956. Depois disso o país experimentou décadas de desenvolvimento e grande crescimento econômico, chegando a dominar o centro financeiro de  Wal Street (New York-USA) em 1990, após 45 anos de ter sido atingido por duas bombas atômicas americanas, numa inequívoca demonstração de pujança, disciplina e persistência de seu povo. Com taxa de crescimento de 10% ao ano o Japão tornou-se a 2ª. Economia Mundial. Em 11/3/2011 sofreu um terremoto de magnitude 9,0 na escala Richter que gerou uma TSUNAMI que arrasou a região de Thoku, bem como Honshu, Tókio, Sendai, na região de Tohoku e a Central Nuclear de Fukushima, que teve seus reatores afetados, ameaçando a população local com a radioatividade. O Japão é um  dos países mais preocupados com  o meio-ambiente, um dos que mais refloresta e que mais contribui para esses fins (cerca de 3,5 bilhões de dólares).
            Hoje vivem no Brasil cerca de 1,5 milhão de japoneses (mais da metade em SP), a maior colônia fora do Japão. A Imigração para cá começou em 1908 com o Kasato Maru. O maior parceiro militar do Japão é o USA (O Japão tem o 6º. orçamento militar do mundo, quase 60 bi de dólares anuais=1% do PIB nacional). O maior parceiro comercial é a China.
            O Japão tem hoje disputas territoriais com a Russa, as duas Coreias, com a China e Taiwan. Ele exporta equipamentos, meios de transportes, veículos motorizados, produtos eletrônicos, maquinário industrial, e produtos químicos. Seus principais compradores são USA, China, Taiwan, Hong Kong, e Coréia do Sul. Em questão de matéria prima depende de outros países, bem como importa máquinas, combustíveis fósseis, carnes, produtos comestíveis, produtos químicos, têxteis dos USA, Brasil, Arábia Saudita, Emirados  Árabes Unidos, Austrália e Coréia do Sul.
            Possui o  maior banco do  mundo: o Banco Mitsubishi, com 1.7 trilhão de dólares de fundos, bem como a 2ª. maior Bolsa de Valores mundial (Tókio). Tem uma malha rodoviária de 1.177.278 km, uma malha ferroviária com 23.577 km (inclusive com trens de alta velocidade) e mais 173 aeroportos. É o 2º. Maior produtor de pescado do mundo (o 1º. É a China). É líder no campo das pesquisas científicas, tecnológica, médicas, em eletrônica, robótica, ótica, maquinaria, industrial. Tem a 2ª. menor taxa de homicídios no mundo, com um sistema de saúde e educacional excelentes. Seu principal meio de expressão artística é o pincel.
                                               SP: 1º. de novembro de 2013.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o
                                               Email: gbs.1977@hotmail.com
                                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário